Rui Car
21/05/2019 14h40 - Atualizado em 21/05/2019 10h33

Massa de ar polar deve derrubar temperaturas no Sul a partir do fim de semana

Os dias 24 e 25 de maio devem ser os mais gelados

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Uma nova massa de ar frio, de forte intensidade, chega ao Brasil no decorrer desta semana e tem potencial para provocar temperaturas mais baixas do que as observadas na semana passada. O frio vem mais intenso e é possível que a semana termine com geada nos três estados da Região, com risco do fenômeno ocorrer também em Mato Grosso do Sul.

 

Antes do frio,a instabilidade de um ciclone extratropical provoca muita chuva na terça-feira, 21 de maio, e temperatura começa a baixar no Rio Grande do Sul.

 

Mas é a durante mais para o final da semana, no dia 23 de maio, que o ar frio desta nova massa polar combinado com a falta do sol e chuva fazem a temperatura despencar na Região Sul e em Mato Grosso do Sul. Recordes de frio já poderão ocorrer na quinta-feira.

 

Os dias 24 e 25 de maio devem ser os mais gelados dentro do período de atuação desta massa de ar frio. São nestes dias que o centro da massa polar, que é a região mais fria do sistema, deve se deslocar sobre o Sul do Brasil e avançar para o leste da Região Sudeste.

 

Os mapas mostram a estimativa da temperatura às 6 horas (em Brasília) nos dias 24 e 25 de maio de 2019, de acordo com a previsão do modelo GFS. Estes valores podem ser alterados para mais ou para menos nos próximos dias.

 

Temperaturas abaixo dos 10°C devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo, no Sul de Minas, e possivelmente em alguns pontos da Serra Fluminense.

 

Frio intenso em capitais

Entre as capitais, a temperatura tem forte queda no dia 23 de maio, quinta-feira, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e em Campo Grande.

Em Cuiabá, São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o frio chega com força na sexta-feira, 24 de maio.

É possível que ocorra nova friagem em Rondônia e no Acre, mas com menos intensidade do que na semana passada.

Justen Celulares