Rui Car
08/11/2018 15h10 - Atualizado em 08/11/2018 14h08

Mais de 100 idosos participam de conferência municipal em Mirim Doce

Encontro foi voltado aos direitos da pessoa idosa

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nessa quarta-feira, foi realizada em Mirim Doce a segunda edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com 116 participantes, que assistiram a uma palestra ministrada pelo mestre em serviço social Antônio Sérgio Curione.

 

O tema dessa edição é Desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas, com quatro eixos voltados a direitos fundamentais na constituição, educação e emancipação humana, enfrentamento da violação de direitos e o papel dos conselhos de direitos. “Esse é um espaço democrático, para que os idosos possam demonstrar o que esperam e estamos realizando um trabalho em rede, entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde”, explica a secretária de Assistência Social, Gisiéli Simplício Caetano.

 

O encontro contou com a presença das secretárias de Educação, Elaine Borghesan, e de Saúde, Cláudia Alano de Moraes, e houve eleição dos delegados Walter Liebsc e Maria Gecioni Bechtold, além da suplente Marli de Quadra, responsáveis por levar as propostas elaboradas no município à fase estadual da conferência.

 

Entre as propostas definidas em Mirim Doce, estão a preparação para uma velhice saudável, a garantia de acesso a moradia, melhorias em estradas e acesso gratuito a eventos culturais, esportivos e de lazer a idosos com idade superior a 60 anos. Foram apontadas ainda, como prioridades, destinação de vagas em concursos públicos para pessoas idosas, contratação de médico geriatra e incentivo à implementação de programas que visam melhorias nas condições de habitação e locomoção. Outra proposta está voltada a vagas de estacionamento para idosos.

 

Além da conferência, durante a tarde, foi realizada uma comemoração ao Dia do Idoso, com tarde dançante, café e distribuição de flores aos participantes.

Justen Celulares