Rui Car
23/10/2019 08h07

Justiça determina júri popular a acusado de triplo homicídio em Alfredo Wagner

Homem vai responder pela morte de casal e filho deles de 8 anos

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

A Vara Única de Bom Retiro, na Serra catarinense, determinou júri popular para o homem acusado de matar um casal e o filho deles de 8 anos em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, em agosto. A Justiça também negou a possibilidade de ele responder pelo crime em liberdade.

 

A decisão é desta terça-feira (22). O advogado Diego Rossi, que defende o réu, disse que não havia sido intimado até a noite desta terça. Porém, quando for, vai recorrer.

 

O pai, Carlos Tuneu, de 67 anos, que era argentino, foi achado morto ao lado do próprio carro a um quilômetro da entrada da residência da família. A mãe, Loraci Matthes, de 50 anos, e o filho, Mateo Tuneu, foram encontrados mortos dentro da casa, em uma propriedade rural. A mulher era brasileira e o menino, argentino. Os corpos da família foram encontrados em 9 de agosto.

 

Decisão

Arno Cabral Filho vai responder também pelas qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa das vítimas, além de ter agido por duas vezes para assegurar a impunidade de outros crimes.

 

Casal e filho de 8 anos foram encontrados mortos em Alfredo Wagner na sexta-feira (9) — Foto: Reprodução/FacebookCasal e filho de 8 anos foram encontrados mortos em Alfredo Wagner na sexta-feira (9) — Foto: Reprodução/Facebook

Casal e filho de 8 anos foram encontrados mortos em Alfredo Wagner na sexta-feira (9) — Foto: Reprodução/Facebook

 

De acordo com o Poder Judiciário, a qualificadora de motivo fútil foi dada porque há indícios de que a motivação do acusado seja uma dívida financeira. O meio cruel foi porque ele usou um instrumento e deu vários golpes nas cabeças das vítimas. Por fim, o juiz Edison de Oliveira Júnior escreveu que o homem atacou as pessoas sem dar a chance de eles se defenderem, já que foram vários e sucessivos golpes.

 

Na primeira vez que foi interrogado, o réu afirmou ser inocente, conforme a Justiça. Na segunda vez, ficou em silêncio.

 

Crime e investigação

A arma do crime foi uma barra de ferro, conforme a Polícia Civil. Os policiais voltaram ao sítio da família um dia depois dos homicídios e encontraram documentos relacionados à dívida do suspeito com a família. A polícia diz que Arno Cabral Filho tinha comprado gado de Carlos Tuneu e estaria sendo cobrado.

 

Carro de argentino encontrado morto em Alfredo Wagner — Foto: IGP/DivulgaçãoCarro de argentino encontrado morto em Alfredo Wagner — Foto: IGP/Divulgação

Carro de argentino encontrado morto em Alfredo Wagner — Foto: IGP/Divulgação

 

O acusado chegou a registrar um boletim de ocorrência contra Carlos. Um dia antes do crime, Arno teria assinado papéis se comprometendo a pagar parte da dívida no dia seguinte.

 

O promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares considerou na denúncia à Justiça que primeiro a mulher foi espancada, depois o filho e o marido. Ele também entende que os últimos dois crimes foram feitos para acobertar os anteriores.

Justen Celulares