Rui Car
28/11/2019 16h10 - Atualizado em 28/11/2019 15h27

IPVA em 12 vezes é aprovado em comissão da Alesc

Projeto também viabiliza o pagamento com cartões de débito ou crédito em Santa Catarina

Assistência Familiar Alto Vale
ND Mais

ND Mais

Delta Ativa

O PL (Projeto de Lei) 220/2018, de autoria do deputado estadual Milton Hobus (PSD), foi admitido pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc nessa quarta-feira (27). O projeto institui nova forma de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

 

Pelo texto, o IPVA poderá ser pago em cota única ou em até 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas. As parcelas serão pagas a partir da ocorrência do fato gerador até a data do fato gerador do ano subsequente.

 

 

O Executivo também fica autorizado a firmar acordos e parcerias técnico-operacionais para viabilizar o pagamento do IPVA e demais débitos relativos aos veículos com cartões de débito ou crédito.

 

O projeto foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva global apresentada pelo relator, deputado José Milton Scheffer (PP).

 

Conforme Scheffer, a emenda retira a previsão de concessão de desconto em caso de pagamento em cota única. O desconto é considerado inconstitucional por acarretar renúncia de receitas ao Estado, além de promover adaptações ao que preceitua o Conselho Nacional de Trânsito e a técnica legislativa. 

 

Agora, com a decisão tomada pela Comissão, a matéria segue para a Comissão de Trabalho e depois para o plenário, antes de efetivamente entrar em vigor.

Justen Celulares