Rui Car
21/06/2018 13h36 - Atualizado em 21/06/2018 13h37

Inverno deve ter alternância entre ondas de frio, calor e chuvas

A possibilidade de neve inicia este mês e segue até agosto, mas deve ser bem isolada

Assistência Familiar Alto Vale
Jornal A Semana

Jornal A Semana

Delta Ativa

Uma das estações mais charmosas do ano, o Inverno, teve seu Solstício – período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol – às 7h07′ desta quinta-feira (21).

 

Em Curitibanos, onde as temperaturas costumam ser bastante baixas nessa época do ano, a população começou a sentir os efeitos do frio já em maio, quando os termômetros baixaram até 2ºC, ficando negativo em alguns dias deste mês.

 

Conforme o engenheiro agrônomo do Portal Climaterra Ronaldo Coutinho, Santa Catarina, que está sob o domínio da La Ninã, permanecerá com suas características típicas durante boa parte da estação, como o resfriamento das águas do Oceano Pacífico e, por consequência, a queda das temperaturas.

 

De acordo com Coutinho, haverá alternância entre chuva mais intensa de até três semanas, intercalado com muitos dias e até semanas de pouca a nenhuma chuva. Neste período, também, as frentes frias e linhas de instabilidade predominarão.

 

Para os apaixonados pelo frio, a expectativa é de entrada de massas polares até o início da Primavera, em setembro, sendo duas ou três delas mais intensas que o comum. “O Inverno tende a ser muito alternado entre calor e frio. Em geral, esses períodos são mais comuns em agosto ou setembro. A estação deve ser alternada entre ondas mais fortes de frio, frio moderado e ondas de calor ao longo de toda a estação”, completou Coutinho.

 

Nos termômetros, ele adiantou que a média nos municípios de Curitibanos, Santa Cecília, Campos Novos, Fraiburgo e Caçador deve oscilar entre 16ºC e 20ºC à tarde e 4ºC e 8ºC na madrugada, mas podem chegar a -4ºC a -8ºC.

 

A possibilidade de neve inicia este mês e segue até agosto, mas deve ser bem isolada.

 

Saúde em dia

Ainda com baixo índice de adesão, a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação chegou a 71,70% no total geral da Secretaria de Saúde de Curitibanos.

 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Luely Katto salientou que continua baixa a adesão de crianças e gestantes, com índices de 55,18% e 57,89%, respectivamente. 

 

Além da vacina contra a Gripe, as autoridades de saúde recomendam a utilização da etiqueta da tosse, cobrir o rosto com o cotovelo quando for espirrar ou tossir, evitar aglomerações de pessoas e fazer o uso de álcool gel, reforçando a higiene das mãos.

 

Inverno aquecido com segurança

As baixas temperaturas exigem, além de cuidados redobrados com a saúde, também com a segurança, uma vez que é comum a utilização de fogões a lenha, lareiras, aquecedores e lençóis térmicos a fim de espantar o frio e, por consequência, aumentam os riscos de ocorrências de incêndio envolvendo esses dispositivos.

 

 

Somente no último ano, incêndios em edificações somaram 134 ocorrências na área de abrangência do 2º Batalhão, sendo 45 durante o Inverno. Por isso, os bombeiros destacam a importância da prevenção.

 

Em casos de incêndio, a recomendação é ligar imediatamente para o 193 e relatar a maior quantidade possível de informações, auxiliando os militares que irão atender à ocorrência, prevenindo que o fogo alastre-se e cause maiores prejuízos ao patrimônio, colocando vidas em risco.

Justen Celulares