Rui Car
07/12/2017 08h45

Idosa de 94 anos teria sido mal atendida por médico na Policlínica de Rio do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde também foi comunicada

Assistência Familiar Alto Vale
Jornal Alto Vale Online

Jornal Alto Vale Online

Delta Ativa

Dona Cecília Bonett, de 94 anos, tinha uma consulta agendada para o dia 9 de novembro. No entanto, a consulta foi adiada para o dia 29. Vinte dias de adiamento já seria desrespeito a uma pessoa idosa, além do caráter de emergência da consulta. O problema é que após esse período, a consulta não chegou a ser realizada.

 

A idosa, acompanhada do sobrinho, Lourival Mroskowski, chegou cedo na Policlínica no dia 29 e conseguiu a ficha número um. Lourival conta que ele e a tia ficaram aguardando a chamada próximos da sala 43, de triagem. Dona Cecília precisou sentar numa cadeira de rodas porque não estava passando bem. “Estava calor e com pouca circulação de ar no corredor onde estávamos aguardando”, disse Lourival.

 

Lourival foi reclamar da demora, explicou que a tia não estava bem e acrescentou que pela idade da senhora o atendimento deveria ser prioritário. Mesmo com a ficha número um, o médico já estava concluindo o atendimento da pessoa com a ficha número dois e chamou o paciente seguinte. “Neste momento questionei o médico mas ele disse que nós deveríamos ficar esperando. Que a  minha tia seria atendida mais tarde. Com o descaso, com ela passando mal, discuti com o médico e decidi ir na delegacia registrar um Boletim de Ocorrência. Outra vez fiquei decepcionado com o atendimento aos idosos na cidade”. De acordo com Lourival, após todo o relato, o delegado não registrou o BO e disse que ele (Lourival) deveria pegar um advogado e abrir uma queixa-crime.

 

Indignado, já em casa com a tia, conversou com familiares e decidiu procurar a imprensa. Entrou em contato com o Jornal Alto Vale Online (JAV Online) e relatou o caso.

 

Lourival não citou os nomes das pessoas envolvidas no episódio. O JAV Online procurou um advogado para que o profissional pudesse apontar o crime ocorrido nesse caso.

 

O crime está claro no Estatuto do Idoso

Vejamos o que diz o inciso III do artigo 100 do Estatuto do Idoso… “III – recusar, retardar ou dificultar atendimento ou deixar de prestar assistência à saúde, sem justa causa, a pessoa idosa;

 

Portanto, o médico foi negligente e desrespeitoso. Na delegacia faltou conhecimento do que estabelece a Lei 10.741/03, que em 2003 criou o Estatuto do Idoso, ou houve prevaricação.

 

O Ministério Público deveria apurar o caso e tomar as providências cabíveis, para que fatos como esse que aconteceu com dona Cecília não voltem a acontecer em Rio do Sul.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também foi comunicada, informou Lourival.

Justen Celulares