Rui Car
30/07/2019 13h25 - Atualizado em 30/07/2019 10h33

Governo do Estado quer gerar energia elétrica nas barragens do Alto Vale

As barragens Norte (José Boiteux), Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga) entraram em operação na década de 1970

Assistência Familiar Alto Vale
Pancho - NSC

Pancho - NSC

Delta Ativa

As barragens Norte (José Boiteux), Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga) entraram em operação na década de 1970 para ajudar a conter as águas dos rios Hercílio, Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul, evitando consequências mais graves nas enchentes que atingem o Vale do Itajaí, desde o Alto Vale até a foz do Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes.

 

O modelo da possível concessão ainda está em estudo. Na semana passada Cordeiro Junior se reuniu com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e do consórcio de empresas que possui o direito de gerar energia elétrica em Lontras. Eles avaliam a possibilidade da concessão sem com isso comprometer a proteção contra as cheias.

 

Prioridades mantidas

Nesse modelo, a operação das comportas estaria sob responsabilidade da concessionária com o objetivo de gerar energia. Sempre que houver uma previsão de chuva intensa e a necessidade de operar as comportas para evitar prejuízos à população, o controle passaria para a Defesa Civil do Estado. O acionamento das estruturas se daria de maneira remota, a partir da central em Florianópolis.

 

Segundo o secretário João Batista, o custo de manutenção com as três estrutura chega a R$ 4,5 milhões por ano e a concessão seria a única maneira de evitar essa despesa.

 

Pedido

Presente na reunião da Defesa Civil estadual na Acib, o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Carlos Menestrina fez um pedido ao secretário João Batista Cordeiro Junior: que parte do dinheiro arrecadado pelo Estado com a concessão das barragens — se ela sair — seja direcionada à Defesa Civil dos municípios da região.

 

Radar de Lontras

Radar meteorológico de Lontras
Radar meteorológico de Lontras

(Foto: Gilmar de Souza, BD, 1/7/2014)

 

Convênio entre governo do Estado e prefeitura de Blumenau está sendo negociado para que o município tenha acesso a todos os dados do radar de Lontras. Com isso seria possível elaborar previsões do tempo mais precisas para as diferentes regiões da cidade.

Justen Celulares