Rui Car
20/02/2017 17h11 - Atualizado em 20/02/2017 14h59

Girafa nasce com 1,90 metro em parque de diversões de SC

Catarina nasceu com 80 quilos

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

Um filhote de girafa nasceu em um parque de diversões de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. Na madrugada de 12 de fevereiro, a mãe Savanah começou a sentir as primeiras contrações e seis horas depois nascia a “pequena” Catarina, com 80 quilos e 1,90 metro, como mostrou o Jornal do Almoço desta segunda-feira (20).

 

“Todo mundo torceu muito, porque o animal tem que levantar sozinho”, disse a bióloga Kátia Cassaro. Depois que nasce, o bebê tem uma hora para conseguir levantar. 

 

“As girafas têm que estar sempre em movimento para despistar os predadores. Se a girafinha demorar a levantar, o grupo vai embora e acaba abandonando. Em cativeiro, a gente segue o mesmo preceito, se ele não consegue levantar nesse tempo, a gente tem que fazer uma intervenção e colocar o animal em pé”, disse Kátia.

 

 

A girafa levou pouco mais de meia hora para ficar em pé e recebeu como recompensa o carinho da mãe. Com 80 quilos, a recém-nascida foi batizada como Catarina.

 

Conforme a RBS TV, as girafas são animais ameaçados de extinção, devido à caça ilegal do animal. Além disso, elas sofrem com a destruição do meio ambiente.

 

“Nas últimas três décadas, a população de girafas em vida livre caiu 40%”, contou o veterinário José Daniel Fegulho.

 

Por isso, a reprodução em zoológico é tão importante. “É uma das formas que nós temos e podemos auxiliar nesse processo, reproduzir esses animais em cativeiro e, no futuro, reintroduzir esses animais na África”, completou Fegulho.

 

Atualmente, no Brasil existem apenas 16 girafas e só dois zoológicos têm casais em condições de reprodução. Catarina é um dos raros bebês que vai crescer ao lado do pai, da mãe e do irmão. A família reforça a esperança de um futuro para a espécie.

 

Girafa (Foto: Reprodução/TV Globo)Catarina nasceu em parque de Penha (Foto: Reprodução/TV Globo)
Justen Celulares