Rui Car
06/12/2017 15h40 - Atualizado em 06/12/2017 15h25

Gaeco deflagra operação regresso em Otacílio Costa e Lages

Operação apura irregularidades no trabalho externo de detentos da Comarca de Lages

Assistência Familiar Alto Vale
Correio Otaciliense com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Correio Otaciliense com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Delta Ativa

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu na manhã desta quarta-feira, 6, seis mandados de prisão, 16 mandados de busca e apreensão e 17 de condução coercitiva nos municípios de Lages e Otacílio Costa, ao deflagrar a operação batizada como “Regresso”.

 

A quantidade e o nomes de pessoas investigadas em Otacílio Costa não foram divulgados. A ação é em apoio à 2ª Promotoria de Justiça (Execução Penal), juntamente com a 3ª Promotoria de Justiça (Criminal), ambas da Comarca de Lages, as quais investigam o descumprimento de decisões judiciais que autorizam o trabalho externo dos detentos da Comarca de Lages/SC. 

 

Durante as investigações, os apenados tiveram as suas rotinas de trabalhos monitoradas, sendo constatado que os detentos não estavam cumprindo com as determinações judiciais. Além disto, verificou-se que ao obterem o benefício, em conluio com os pretensos empregadores, inseriram falsas informações em seus respectivos processos de execução penal com objetivo de obter a remissão da pena privativa de liberdade.

 

O nome da operação deve-se ao fato da investigação apontar que os apenados, por descumprirem as condições impostas nas respectivas sentenças, devem “regressar” ao sistema carcerário para o cumprimento das penas impostas.

 

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário seis seis mandados de prisão, 17 de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos por Promotores de Justiça e por Policiais do GAECO, com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar, da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Departamento de Administração Prisional (DEAP).

 

GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

Justen Celulares