Rui Car
20/09/2018 10h06

Fanfarra Municipal de Rio do Campo promete mais novidades para 2019

Quem tiver interesse em integrar a Famurc pode procurar o regente Altamir

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Fanfarra Municipal de Rio do Campo ganhou uma repaginada neste ano. Novidades e mudanças ocorreram ao longo de 2018. Comandada por um veterano, a Famurc levou seu foco para disciplina e aperfeiçoamento.

 

Altamir Antonio Gaspar (41), trabalha com estética automotiva e lavação de estofados. Ele é o responsável por conduzir a fanfarra municipal atualmente. Segundo Altamir, a paixão pela fanfarra vem de 20 anos atrás, quando ele era um integrante do grupo. “Assumi a regência por quatro anos e acabei entregando pelo fato de ter mudado de cidade. Ao voltar para Rio do Campo, cerca de 6 anos atrás, sempre acompanhei os trabalhos da fanfarra, assistindo e prestigiando as apresentações”, comenta.

 

Com a desistência do regente anterior, Gaspar foi convidado a assumir a Famurc, com ideia trazer os veteranos para participar do grupo “Conversei com minha esposa e abraçamos a causa”.

 

Ao assumir a Famurc, Altamir trabalhou para disciplinar o grupo “Era o estilo deles trabalharem. Claro que toda mudança gera conflitos, mas aos poucos mostramos que tinha que ser diferente”. Atualmente, o grupo está afinado, sincronizado e mais disciplinado, diz o regente.

 

Neste ano, uma das novidades foi a abertura do desfile da Festa das Origens onde a fanfarra apresentou toques típicos das etnias “Conseguimos fazer música com a lira, homenageando as quatro origens e isso teve uma ótima repercussão”.

 

Gaspar aponta ainda como um diferencial neste ano, a chegada do grupo para o desfile cívico de 7 de setembro “A chegada foi ordenada, como um batalhão indo para a guerra. Foi uma chegada triunfal”, destacou. “Também teve o recuo da fanfarra. Anteriormente, a fanfarra fazia o desfile e terminava no final da rua e os pelotões mais atrás nem escutavam o som. O recuo é o retorno da fanfarra para buscar aqueles que estão lá atrás”, explica.

 

Entre os destaques, o regente cita ainda o ‘debandar’, que é o encerramento do desfile, onde os pelotões se dispersam e ainda a saída da fanfarra. Outro fato relevante foi a estreia do novo uniforme. Conforme Gaspar, esses foram os diferenciais deste ano.

 

O local de treinamento também foi alterado neste ano, saindo do Parque Municipal para o Salão Cruzeiro da Serra. Entre os principais motivos está a segurança dos integrantes, que por sua maioria são menores de idade. O novo local é fechado é mais centralizado.

 

Para o próximo ano já existem alguns projetos e novidades. O regente preferiu não citar o que está preparando para 2019 para manter a surpresa. Porém Altamir adianta que haverá mais espaço para veteranos e para pessoas mais velhas participarem da Famurc. Também está prevista atividade de musicalização.

 

“Fanfarra também é cultura”, afirma Gaspar. “Quando se investe nisso, as crianças estão aprendendo algo bom e não estão perdendo tempo na frente de um computador ou de um celular”.

 

O regente aproveita o espaço para agradecer o Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, Secretária de Educação, Chefe do Departamento de Cultura além de sua esposa, Marilei Lopes, que realiza o papel de ‘mor’ da fanfarra,

 

Quem tiver interesse em integrar a Famurc pode procurar o regente Altamir ou preencher a ficha de inscrição diretamente na Casa da Cultura.

Justen Celulares