Rui Car
25/02/2018 10h30 - Atualizado em 23/02/2018 09h02

Falta de profissionais no IML de Rio do Sul causa demora de até 13 horas para liberação de corpos

Falta de profissionais afeta atendimento no IML de Rio do Sul

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A falta de profissionais no Instituto Médico Legal (IML) de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, causa uma espera de até 13 horas para a liberação dos corpos. O Instituto Geral de Perícias (IGP) afirmou que fez processo seletivo no mês passado, mas não há prazo para a convocação dos aprovados.

 

PROCEDIMENTO

Só nos primeiros 20 dias do ano, foram 16 mortes violentas na região, a maioria em acidentes na BR-470. O IML de Rio do Sul atende 29 cidades. Como as localidades são distantes, às vezes a liberação do corpo pode demorar até seis horas. Isso se o profissional estiver no plantão. Atualmente só há uma assistente, essencial para o processo.

 

“O auxiliar médico legal que vai no local e faz a parte de remoção. Sem auxiliar, não tem como fazer o deslocamento do corpo. Tem dias que a gente tem demanda de sete corpos, com um auxiliar médico legal somente”, explicou a auxiliar médico legal Paola Borges.

 

TRANSFERÊNCIA PARA BLUMENAU

O IML de Blumenau, distante cerca de 90 quilômetros de Rio do Sul, atende quando esse profissional não está em serviço. Com trânsito, a viagem leva em média duas horas.

 

No mês passado, o IML de Rio do Sul conseguiu uma parceria com a Polícia Militar. Agora, um policial aposentado tem autorização para transportar o corpo de Rio do Sul a Blumenau. Com isso, a família não tem mais o prejuízo com a funerária, que chegava a ser de R$ 500.

 

A médica legista Monica Serapião diz que a solução encontrada não é a ideal: “Você acaba sobrecarregando o IML que está recebendo corpo a mais e não está preparado para a demanda que vem de outros municípios”.

 

No processo seletivo do IGP, duas vagas estão reservadas para Rio do Sul.

 

 

Fonte: G1

Justen Celulares