Rui Car
24/02/2017 09h05 - Atualizado em 24/02/2017 08h54

Encontro das “Amigas do Peito” foi realizado em Taió

A Secretária da Saúde, Rosecler Poleza Círico, parabenizou a todas pela presença

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Prefeitura Municipal de Taió, através da Secretaria de Saúde, por meio do NASF, realizou na última terça-feira, dia 21, o encontro do Grupo Amigas do Peito, que é composto por mulheres acometidas do câncer de mama e de colo do útero.

 

Cerca de 15 mulheres estiveram presentes, trocando experiências e ouvindo orientações de profissionais de diversas áreas. Na oportunidade a enfermeira Paula Beatrice de Souza falou da importância dos exames preventivos, pois faz com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, possibilitando que ela perceba quaisquer alterações, como por exemplo pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, entre outros.

 

A psicóloga Edina Costa Borghezan falou sobre a ansiedade vivenciado durante o tratamento, como os sintomas depressivos e citou a importância de realizar o acompanhamento psicológico sempre necessário, colocando-se à disposição para ajudá-las, pois assim o impacto dos sintomas acaba sendo reduzido em suas vidas.

 

A fonoaudióloga, Cinthia Keske, comentou que o grupo surgiu durante o Outubro Rosa, por solicitação das participantes e que o primeiro encontro aconteceu em dezembro do ano passado. “Nós temos vários grupos. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) promove grupos de diabetes, pilates, zumba, autismo, entre outros, e esse é um novo grupo que estamos formando. Esperamos desenvolver um bom trabalho com essas mulheres, diante desta necessidade e contamos com a ajuda de quem já está curada desta doença para auxiliar quem passa por tratamento”, finalizou ela.

 

A Secretária da pasta, Rosecler Poleza Círico, parabenizou a todas pela presença e reforça o convite para que todas as mulheres que fazem tratamento de câncer de mama e de colo do útero compareçam na próxima reunião do grupo no dia 30/03, a partir das 19h00, na Secretaria de Saúde de Taió que contará com a palestra da Nutricionista Susana Lago que abordará o tema Nutrição e Câncer. Também aproveita para convidar todas as mulheres do município para o mutirão de exames preventivos que acontecerá no ESF Centro no próximo dia 11/03.

Justen Celulares