Rui Car
12/10/2017 08h02

Defesa Civil de SC vai emitir alertas de emergência via SMS a todo o estado

A partir de segunda, moradores podem se cadastrar

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

A partir desta segunda-feira (16), moradores de todas as cidades catarinenses poderão se cadastrar no serviço de envio de alertas por SMS da Defesa Civil. O objetivo, como já feito anteriormente em 20 municípios no primeiro semestre, é avisar o cidadão sobre fenômenos meteorológicos que possam significar um risco para a região. O cadastro no serviço é gratuito.

 

“Vai possibilitar à Defesa Civil enviar notificações de emergência quando um cenário, no caso meteorológico, venha expor risco, como granizo, temporal, uma chuva excessiva, um vendaval, um tornado, qualquer outra informação que seja necessária. Isso de forma ativa, diferente do que a gente já faz hoje, que é de forma passiva, em que o cidadão busca informação. Neste caso, o SMS traz a informação ao cidadão”, explicou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

 

Na segunda, as companhias telefônicas começarão o envio de SMS aos moradores oferecendo o serviço. Porém, mesmo quem ainda não tiver recebido o convite pode se cadastrar.

 

Cadastro

Para se cadastrar, o morador deve responder a mensagem de texto enviada pela companhia telefônica ou mandar um SMS gratuitamente para o número 40199 com o CEP do qual quer receber notificações.

 

Não existe limite para o número de CEPs que podem ser cadastrados, porém só é possível cadastrar um por SMS. Para enviar outro, é precisa mandar outro SMS.

 

O envio dos convites pelas companhias telefônicas vai até dezembro, segundo a Defesa Civil, porém o cadastro pode ser feito mesmo após esse prazo. As mensagens de texto da campanha serão enviadas em dias úteis entre as 9h e as 20h. Em Santa Catarina, pouco mais de 8 milhões de celulares poderão receber as notificações.

 

Os moradores das 20 cidades que participaram no projeto-piloto feito no primeiro semestre que já fizeram o cadastro não precisam fazê-lo novamente. Os 20 municípios são: Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d’Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.

 

O cidadão que se cadastrar já está apto a receber as notificações da Defesa Civil assim que receber a mensagem de confirmação.

 

Caso a pessoa já tenha cadastrado pelo menos um CEP e quiser saber quais estão registrados, pode enviar uma mensagem para o número 40199.

 

Se o morador quiser cancelar um CEP que cadastrou, pode enviar mensagem para o número 40199, escrever “sair” e, em seguida, o número do CEP. Caso esse não seja escrito, o sistema irá cancelar todos.

 

Quando necessário, a Defesa Civil enviará o alerta sobre o fenômeno meteorológico, orientações ao cidadão e números de emergência.

Justen Celulares