Rui Car
17/01/2018 13h25 - Atualizado em 17/01/2018 11h24

Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos em SC

No estado, 11 municípios registram ocorrências por causa das chuvas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

As chuvas registradas em Santa Catarina nesta terça-feira, 16 e madrugada de quarta-feira, 17, causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e inundações em 11 municípios. Até às 9h30 desta quarta, são 13 desabrigados, 10 desalojados e 12 residências atingidas. Em Gaspar, na localidade de Santa Terezinha, um abrigo foi aberto e 13 pessoas estão no local. Em Joinville, também foi instalado um abrigo no bairro Jardim Sofia, na Escola de Educação Básica Rodrigo Lobo. A estrutura conta com 10 salas disponíveis para 200 pessoas. A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado por meio das coordenadorias regionais.

 

A chuva já superou os 100mm em vários municípios de Santa Catarina. Esses valores representam mais do que se espera para o mês inteiro em algumas regiões.Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis. O secretário-adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, informou que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

 

Conforme o último relatório da Defesa Civil, os municípios afetados foram Florianópolis, Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville e Rio do Sul. A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta quarta e quinta-feira.

 

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/CiramDefesa Civil e redes sociais.

 

O trabalho em campo das equipes da Defesa Civil continua nesta quarta-feira, 17. Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

 

Volume de chuvas nos municípios

 

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica presença de sol na maior parte de Santa Catarina, com chuva fraca no Litoral pela manhã e a com pancadas de chuva partir da tarde em todas as regiões, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.

 

O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa alerta para a condição de chuva mais intensa a partir da noite, próximo ao Paraná nas regiões do Meio-Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis. “As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque os valores e previsão podem mudar”, disse.

 

A temperatura segue em elevação com sensação de ar abafado. O vento sopra de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Para a quinta-feira, 18, a previsão aponta aberturas de sol e calor na maior parte do dia no Estado, com chuva na madrugada e início da manhã em todas as regiões, mais intensa no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

 

A partir da tarde, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva em todas as regiões. Condição de chuva mais intensa e melhor distribuída do Planalto ao Litoral na madrugada e início da manhã, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral de SC e RS. A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado. O vento soprará de noroeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

 

Na sexta, 19 e sábado, 20, pela manhã chuva fraca do Litoral e Planalto Sul, predomínio de sol na maior parte do período em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite destes dias ocorrem pancadas muito isoladas de chuva. A temperatura estará amena ao amanhecer em relação aos dias anteriores e com elevação rápida durante o dia.

Justen Celulares