Rui Car
23/05/2017 14h05 - Atualizado em 23/05/2017 11h12

Confira as atividades do Prefeito Rodrigo no primeiro dia de sua viagem à França

Preis viajou à Europa para buscar conhecimento

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nesta segunda-feira (22), o Prefeito Rodrigo Preis e o veterinário Emerson iniciaram sua agenda na França. No período da manhã, o compromisso foi a visita a ‘Moulin Marion’, uma fábrica de ração animal que é produzida totalmente de forma orgânica, sem nenhum produto transgênico ou químicos. A mesma empresa tem um moinho de trigo orgânico.

 

O Prefeito participou de uma reunião com a proprietária do moinho, Maria Pelletier, que faz parte também do Comitê Nacional da Agricultura Ecológica da França e também do Comitê da União Europeia da Agricultura Ecológica, ela é ainda presidente da ONG ‘Générations Futures’ que trata de questões ecológicas.

 

A ONG de Maria Pelletier trata ainda dos problemas que a produção química causa à saúde humana, custos ao governo “O governo tem um alto custo com isso. Há estudos que comprovam que os químicos são maléficos à saúde das pessoas”, disse Rodrigo Preis e afirmou ainda que a primeira reunião da viagem foi muito produtiva.

 

Rodrigo destacou que tem a visão de que a produção química é um grande problema e ressaltou que na França não é permitido produção com transgênicos.

 

Como a produção do moinho é exclusivamente orgânica, muitas vezes a produção na França não é suficiente para abastecer a fábrica e há necessidade fazer importações de matéria prima orgânica de países como China e Índia.

 

No período da tarde, o Prefeito Rodrigo visitou uma propriedade que possui produção diversos produtos agrícolas como milho, alfafa, entre outras, não sendo somente leite de gado montbeliarde. A propriedade tem 75 vacas, sendo 55 em lactação, tendo uma média de 30 litros de leite por vaca diariamente. Essa quantia é considerada uma produção de boa média.

 

A alimentação das vacas na propriedade é composta praticamente de silagem e alfafa. O uso de ração é baixo, ao contrário do que acontece no Brasil, elevando os custos de produção. Observando isso, o Prefeito Rodrigo entende que é possível reduzir os custos de produção do gado.

 

Além de ter alimentação e produção como tema, a visita nessa propriedade focou muito a genética. Se abordou a economia que se tem como medicamentos na França e foram explorados os benefícios deste modelo.

 

Na França as vacas de raça montbeliarde produzem leite com mais sólidos. No país, as empresas pagam por quilograma de sólido no leite e não por litro. Um leite com maior teor de sólido tem melhor rendimento para produção de queijo e outros derivados de leite. Com isso, os produtores da raça montbeliarde têm mais valorização em sua produção.

Justen Celulares