Rui Car
21/04/2018 17h00 - Atualizado em 20/04/2018 08h49

CEJA de Ibirama promove campanha Doe um Livro e Transforme Vidas

Os exemplares irão beneficiar os estudantes do ensino fundamental e médio

Assistência Familiar Alto Vale
Dafnée Canello -
 Assessoria de Imprensa

Dafnée Canello - Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Com o objetivo de auxiliar estudantes em um projeto de leitura, além de ampliar o acervo da biblioteca escolar, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), de Ibirama, promove a campanha Doe um Livro e Transforme Vidas. Os exemplares irão beneficiar os estudantes do ensino fundamental e médio do CEJA de Ibirama.

 

O projeto Círculo da Leitura, desenvolvido pela professora de língua portuguesa Carolina Gomes Carradore Gonçalves foi o que motivou a criação da campanha idealizada pelos estudantes para que pudessem contemplar toda a comunidade do CEJA. “Temos bons livros, mas observei que os alunos não se interessam tanto pela literatura infanto-juvenil, pois a turma é formada por adultos e eles querem obras mais adultas”, conta.

 

Uma das propostas do projeto é levar à escola escritores como a visita de Margarida Lorena Zago, também presidente da Academia de Letras do Brasil-Santa Catarina, de Presidente Getúlio. Ela participou de uma roda de conversa com a turma do ensino fundamental do CEJA de Ibirama. “É um momento único estar aqui com vocês, participar da campanha do livro e do projeto Círculo da Leitura. Permaneçam sempre em busca da leitura e escrita, isso irá transformar a vida de vocês”, enfatizou.

 

Leitura

 

Segundo a professora, a cada etapa da atividade proposta, os alunos têm um momento de leitura silenciosa, depois trocam as ideias com os colegas sobre o livro. Para a conclusão do projeto, previsto para julho deste ano, os estudantes realizarão um seminário sobre o exemplar lido e a vida do autor.

 

A diretora da escola, Cristina Lohmeyer, acredita que o projeto é transformador. “O livro é um excelente companheiro, é a possibilidade de sonhar, viajar, ir além do horizonte sem sair do lugar. É quando podemos compartilhar daquela história que fez parte da nossa vida com outras pessoas. Podemos mudar a vida dos nossos alunos com pequenos gestos, como a nossa campanha”, diz.

 

Como forma colaborativa, a campanha conta com os Amigos do CEJA. Alguns dos comerciantes do município estão com uma caixa de coleta dos livros em frente dos estabelecimentos para arrecadação. Vale lembrar que a escola pede apenas livros de literatura. Interessados em doar devem entrar em contato com a equipe escolar pelo fone (47) 3357-3979.

Justen Celulares