11/07/2018 09h58

Audiência Pública define renovação do convênio entre Prefeitura e Hospital de Taió

A discussão referente ao novo convênio será realizada na próxima terça-feira (17/07)

PUBLICIDADE
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
Delta Ativa

A Audiência Pública entre Prefeitura de Taió, Hospital e Maternidade Dona Lisette e Instituto Vidas debateu pontos de grande importância para a saúde pública taioense. A Audiência foi dividida em quatro momentos, sendo elas a composição da mesa, a prestação de contas, perguntas e discussão. 

 

A Mesa foi composta pelo Prefeito Almir Guski, o Vice-prefeito Horst Alexandre Purnhagen, o Presidente da Câmara de Vereadores Tiago Maestri, o Presidente do Instituto Vidas Richard Choseki, o Diretor do Hospital Rogério de Abreu, a Secretária de Saúde Rosecler Poleza Círico, o Diretor do Conselho da Comunidade Luterana Rolando Martin Beck e o Controlador Interno do Município Orli José Machado.

 

Durante a Prestação de Contas, Richard e Rogério apresentaram os expressivos números do hospital desde que o Instituto Vidas assumiu sua gestão administrativa, em agosto de 2017, ou seja, há 11 meses atrás. Atualmente o Hospital e Maternidade Dona Lisette conta com 37 leitos destinados a internação de pacientes nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Possui uma equipe de profissionais habilitados e capacitados, sendo ao todo 56 colaboradores e 18 médicos atuantes nas mais diversas especialidades. Atualmente, o hospital realiza cerca de 1800 atendimentos por mês somente no Pronto Atendimento (PA), e cerca de 103 internações. Além disso, são feitas em torno de 40 cirurgias e 30 partos mensais, que resultaram no nascimento de 220 crianças taioenses nos últimos 11 meses.

 

Hoje, o HMDL atende através de convênios do SUS, UNIMED SC, Saúde e Particular em várias especialidades como Cirurgia Geral, Cirurgia Oftálmica, Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Proctologia, Urologia, Endocrinologia e Vascular. Possui serviços de apoio de diagnóstico e imagem contando com Radiologia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Colonoscopia e Videolaringoscopia. Em sua instituição, oferece os serviços de Ambulatório, Pronto Atendimento, Internação, Centro Cirúrgico, Farmácia, Nutrição e Dietética, Lavanderia, Higienização e Manutenção.

 

Richard frisou ainda que o hospital está em um processo contínuo de evolução e busca pela qualidade e segurança do paciente. Treinamentos e aquisições de novos equipamentos também vêm sendo realizados, buscando garantir o bem estar e segurança dos pacientes. Desde agosto do ano passado, entre as conquistas do HMDL estão a nova pediatria, novo centro obstétrico, nova sala de parto, nova farmácia, novo refeitório, novo ultrassom, novo ventilador pulmonar, novo raio-x, além do projeto de implantação da tomografia e a criação do Lar Dona Lisette. O Diretor do Hospital, Rogério de Abreu, frisou que a eficácia do sistema de gestão prima pela qualidade dos serviços prestados e aumentam o compromisso do HMDL com a melhoria contínua.

 

Finalizada a Prestação de Contas, a comunidade taioense teve oportunidade de sanar suas dúvidas referentes ao convênio vigente com o hospital. As dúvidas foram esclarecidas pelos membros da Mesa. O Prefeito Almir Guski, juntamente com toda a Administração do Município de Taió colocou à disposição da população todos os documentos com dados referentes à prestação de contas, frisando o compromisso e a transparência do Executivo Municipal junto ao cidadão taioense.

 

Após a sessão de perguntas, foi realizada a votação para a renovação ou fim do convênio entre a Prefeitura de Taió e o Hospital e Maternidade Dona Lisette. A comunidade taioense pôde votar e, por unanimidade, foi decidida a renovação do convênio. A Audiência Pública foi finalizada por uma oração conduzida pelo Pastor José Alencar Lhuhier Júnior, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Taió, entidade proprietária do hospital.

 

A discussão referente ao novo convênio será realizada na próxima terça-feira (17/07) a partir das 10h, na Câmara de Vereadores.

PUBLICIDADE