Rui Car
28/06/2017 11h11 - Atualizado em 28/06/2017 08h34

ADR de Ibirama e Taió realizam reunião conjunta do Colegiado Regional para otimizar recursos

O encontro aconteceu em Taió

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

As Agências de Desenvolvimento Regional de Ibirama e de Taió, realizaram na tarde desta terça-feira, dia 27, uma reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo. O objetivo do encontro, que aconteceu em Taió, é otimizar tempo e recursos financeiros no deslocamento dos gerentes regionais de diversos órgãos que hoje respondem pelos 28 municípios do Alto Vale.

 

De acordo com o secretário da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, como as reuniões são realizadas mensalmente um problema detectado é que muitas vezes gerentes de empresas públicas como Celesc e outros órgãos não conseguiam participar dos encontros de todas as quatro regionais, por isso optou-se pelo novo modelo. “Já conversamos com todos os secretários regionais e a intenção é de que as reuniões do Colegiado sejam feitas em conjunto com as quatro ADR’s, cada vez em um município. Com essa simples gestão poderemos economizar recursos que serão revertidos para as áreas que mais necessitam e contaremos sempre com uma maior participação. Assim como as pessoas precisam economizar em casa nesses tempos difíceis, o Governo também está dando o exemplo.”

 

O aumento de participação foi sentido já no primeiro encontro que contou com representantes da Fazenda, Cidasc, Epagri, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Udesc, Celesc, Fatma, Polícia Militar, além dos gerentes setoriais das duas ADR’s. Como tradicionalmente acontece cada um teve um tempo para apresentação das suas principais ações.

 

Diante do Colegiado, Jamir também falou sobre o processo de implantação de um consórcio para a construção de uma usina de asfalto na região. Inicialmente o empreendimento seria formado apenas por municípios do Vale Norte, mas com a parceria com as outras regionais, o secretário Executivo de Taió, Jardel fronza, também mostrou o interesse de agrupar também os municípios do Vale Oeste e unir forças para que a obra saia do papel o mais rápido possível. “Como já temos o exemplo de Pinhalzinho, sabemos que essa usina pode reduzir o custo de produção e asfaltamento em cerca de 40% e acreditamos que esse é o caminho”, completou Jamir.

 

Em sua apresentação, o gerente de Desenvolvimento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Juliano césar Goral ressaltou os números de atendimento do órgão, que só na região emitiu 12.150 licenças ambientais na áreas de suinocultura, indústria, serviços, infraestrutura e energia. Ele ainda chamou a atenção para um crime que vem ocorrendo com cada vez mais frequência na região. “Além de licenciar somos um órgão fiscalizador e só no ano passado foram mais de seis mil fiscalizações. Nesse contexto chamamos atenção para a extração ilegal de madeira e minerais e esta é uma situação bastante preocupante apesar de todos os nossos esforços.”

 

Já o gerente Regional da Celesc, Manoel Arisoli Pereira, falou sobre os investimentos previstos para a região que serão possíveis graças a um empréstimo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) ao Governo do Estado e vai possibilitar melhorias em todo o Alto Vale. Ele também chamou a atenção dos gerentes de todos os órgãos e secretários para o problema causado pelos reflorestamentos junto à rede de energia elétrica. “Esse problema cresce a cada dia e continua sem solução pois não temos ainda uma legislação específica. Só aqui na nossa região temos mil processos de fumicultores pedindo indenizações por quedas de energia causadas pelas árvores que caem na rede, e essa conta quem paga são todos os catarinenses.”

Justen Celulares