Rui Car
02/11/2019 11h11 - Atualizado em 02/11/2019 10h07

​Morador de SC recebe mais de 50 ferroadas de abelha

Bombeiros foram acionados para atender família que estava tentando tirar insetos

Assistência Familiar Alto Vale
Rádio Rural

Rádio Rural

Delta Ativa

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia foi acionado na manhã deste sábado para atender a um auxílio de retirada de abelhas que havia atacado uma família na comunidade de Suruvi. Segundo informações, os moradores tentaram fazer a retirada de abelhas que estavam em uma colmeia. Em determinado momento, os insetos atacaram as pessoas que estavam próximas e um deles acabou levando mais de 50 ferroadas. Ele foi conduzido ao Hospital São Francisco.

 

Os Bombeiros alertam as pessoas que tentam manusear colmeias, para que chamem pessoas especializadas, sob risco das abelhas atacarem, em enxame, todos que estiverem próximos.



Dicas

Mais do que algo dolorido, é preciso prestar atenção às picadas de abelha. Quando acontece a ferroada, é injetado um veneno que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço. Esse veneno, normalmente, não faz mal e não é prejudicial para a maioria das pessoas.

 

Porém, se houver histórico de alergia, é necessário encaminhar o paciente ao hospital rapidamente. As picadas podem causar uma reação exagerada do organismo, conhecida como choque anafilático, que causa intensa dificuldade para respirar. No entanto, isso só acontece em pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas ou que são picadas por muitos insetos ao mesmo tempo, o que não é frequente.

 

Para ajudar alguém que foi picado por uma abelha, o que se deve fazer é:

– Remova o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha, caso ainda esteja grudado na pele;

– Lave a região afetada com água fria e sabão;

– Passe um antisséptico na pele;

– Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor;

– Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.

Justen Celulares