Rui Car
11/10/2018 10h20 - Atualizado em 11/10/2018 08h46

Ser titular em clube não é prioridade no início do novo ciclo de Tite na seleção brasileira

Malcom não é titular no Barcelona

Assistência Familiar Alto Vale
Extra

Extra

Delta Ativa

“Joguem por seus clubes”. Sempre que perguntado sobre a melhor forma de assegurar um lugar na Copa do Mundo, era assim que Tite dizia orientar seus jogadores. A situação mudou. Agora, com quatro anos até o Qatar, vive tempos de experiências, de observação de jogadores em busca de opções. O que explica uma sensível guinada em seus critérios.

 

Do time que encerrou a preparação em Londres e viajou para a Arábia Saudita, onde amanhã enfrentará a seleção local e, na terça, a Argentina, alguns jogadores não jogaram regularmente como titulares por seus clubes na temporada: Danilo, Fabinho, Fred e Malcom têm menos minutos em campo por suas equipes do que Tite exigia em outros tempos.

 

 

Convocado como lateral-direito, Fabinho alterou outro critério de Tite: joga no clube em posição diferente. Era volante no Monaco e, no Liverpool, Jurgen Klopp pretende mantê-lo à frente da zaga.

 

No Manchester City, Danilo foi titular apenas uma vez, pela Copa da Liga Inglesa. Fred vive situação diferente. Após iniciar a temporada como aparente dono de um lugar no meio-campo do Manchester United, perdeu espaço.

 

No ataque, o caso mais intrigante é o de Malcom. O Barcelona atravessou uma negociação quase fechada, que levaria o brasileiro do Bordeaux para a Roma. Na Catalunha, no entanto, o ex-corintiano jogou apenas 25 minutos nesta temporada. A briga por espaço é dura. Messi, Luis Suárez e Philippe Coutinho formam o trio titular da equipe.

 

Sofrimento de Jesus

Além de Fred, Fabinho, Malcom e Danilo, Arthur, jogador de confiança da comissão técnica, parece ter virado definitivamente titular do Barcelona nos dois últimos jogos. Antes, não vinha tendo tantos minutos.

 

Seu rendimento e sua capacidade de se adaptar ao estilo de jogo do novo clube parecem deixar poucas dúvidas de que terá regularidade em campo. Na visão de Tite e da comissão técnica, era questão de tempo para que ganhasse espaço no Barcelona.

 

Em outras posições, no entanto, a seleção conta com um número razoável de jogadores que vêm sendo pouco aproveitados nos clubes. Neste caso, Tite vai valorizar as observações em treinos e nos minutos que entrarem nos amistosos.

 

Já Gabriel Jesus vive sua permanente disputa por espaço no ataque do Manchester City com o argentino Sergio Agüero.

 

No Campeonato Inglês, foi titular em apenas dois jogos. No fim de semana passado, contra o Liverpool, entrou no segundo tempo e não bateu o pênalti que poderia ter dado o triunfo ao Manchester City (o argelino Mahrez cobrou e perdeu). Visivelmente irritado, Gabriel Jesus recebeu um pedido de desculpas do treinador Pep Guardiola.

 

Usado de início uma vez na Liga dos Campeões da Europa, o atacante começou jogando, ao todo, em quatro das 11 partidas da equipe.

 

Time em solo saudita

A delegação da seleção desembarcou ontem à noite na Arábia Saudita, onde amanhã enfrenta a seleção local. A recepção foi calorosa, com crianças entregando buquês de flores amarelas a jogadores e comissão técnica. 

 

Ontem, antes do embarque, houve atividade no CT do Tottenham, em Londres. Como Tite já havia revelado o time titular no dia anterior, não houve novidades.

 

Quem falou com os jornalistas foi o meia Philippe Coutinho, que terá uma função mais adiantada em relação àquela executada na Copa. O jogador contou que recebeu dicas de comportamento em um local de cultura muçulmana mais radical.

 

– Recebemos recomendações, como normalmente numa viagem para outro país. Sabemos que são regras diferentes, há o tema da religião bem forte. Sua história é respeitada e nós respeitamos bastante a religião deles. Não teremos nenhum problema, a gente vem aqui para jogar futebol e nossa preocupação é fazer um bom jogo — disse o meia, que valorizou a sequência na seleção:

 

– Penso sempre jogo após jogo, convocação após convocação. Começamos um novo ciclo após a Copa, estou muito feliz de estar aqui mais uma vez.

Justen Celulares