Rui Car
02/01/2017 16h40 - Atualizado em 02/01/2017 13h53

O desabafo de Ibrahimovic contra a imprensa é mais do que justo

Esperamos que a rotina de gols continue

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Alguns jogadores de futebol podem se dar ao luxo de serem egocêntricos ou sedentos por atenção. Mas a verdade é que os que fazem isso acabam ganhando alta rejeição do público. Não é o caso de Zlatan Ibrahimovic, uma exceção a muitas regras. O sueco de 35 anos teoricamente estaria perto da aposentadoria, mas resolveu dar mais um voo alto e jogar no Manchester United. O seu fim de ano foi prolífico e completou uma marca impressionante, somando ao que havia feito no Paris Saint-Germain no primeiro semestre: 50 gols. Depois de calar os críticos, Ibra agora desabafa contra eles.

 

E Ibrahimovic até tem razão em sua queixa. Quando assinou com o United, no início do segundo semestre, ele foi alvo de críticas que questionavam sua capacidade de fazer diferença no novo time que estava sendo formado por José Mourinho. Afinal, estava com 34 anos e brilhou especialmente no futebol francês, notoriamente menos competitivo.

 

Ibra deixou 33 gols no PSG e foi para os Red Devils, onde marcou mais 17, nada mal para meio ano como titular. A façanha de anotar 50 tentos em um ano o deixou apenas um abaixo de Lionel Messi, que fez 51. Mas você obviamente não viu Zlatan como favorito ou sequer indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo.

 

Se hoje temos três grandes forças goleadoras no futebol (Suárez, Cristiano Ronaldo e Messi), por que não olhamos da mesma forma para Ibra? A principal resposta para esta pergunta é a idade, mas Ibra vem desconstruindo este preconceito com um jogo eficiente e decisivo. Manter o nível na principal liga do mundo é mais um mérito para o artilheiro do United, que tem motivação especial em superar o que falam a seu respeito.

 

“Eu tive um ano fantástico, não estou reclamando. Meus primeiros meses aqui (como atleta do United) foram incríveis. Estou muito feliz e espero que as coisas continuem assim. Ainda não sei quanto tempo continuarei jogando, mas estou curtindo o futebol. Vim para a Premier League e todos pensaram que eu não seria tão bom, mas, como sempre, fiz com que engolissem as próprias palavras”, comentou Zlatan em entrevista polêmica ao jornal inglês “The Guardian”. De polêmica e frases prontas ele entende bem.

 

É difícil para um cara com um ego deste tamanho ser praticamente ignorado pela imprensa quando a discussão é em torno dos grandes artilheiros da atualidade. Por ser visto como “ultrapassado” ou “velho demais para vingar”, Ibrahimovic não é posto no mesmo patamar de Cristiano ou Messi, o que configura uma grande injustiça. Zlatan então se alimenta dessas análises que o subestimam e se esforça ainda mais para provar que estão errados.

 

Sem dúvida estamos diante de um dos maiores da história, mas preferimos enxerga-lo como um falastrão ou um cara mais convencido que Johnny Bravo, personagem famoso dos desenhos animados. Isso talvez seja outra coisa em comum entre Ibra e Cristiano, muito embora o sueco seja mais famoso por suas declarações vaidosas do que o português.

 

Não se pode duvidar de Zlatan Ibrahimovic e ele está provando este ponto em sua empreitada no Manchester United. Esperamos que a rotina de gols continue por muitos e muitos anos, de preferência em grandes centros onde possamos acompanhar o seu brilho. Ibrahimovic não devia ser contestado, mas sim exaltado pelo que ainda tem a oferecer ao futebol. Convenhamos que ele ainda foi ponderado em seu desabafo contra a imprensa inglesa. Para quem queria cravá-lo como uma decepção antes mesmo da primeira temporada, os gols e as atuações estão causando muita indigestão.

Justen Celulares