Rui Car
24/01/2020 13h58

Multa, vaias e pressão: como Arboleda, do São Paulo, chega para o clássico com o Palmeiras

Zagueiro do Tricolor vestiu a camisa do rival nas férias e causou enorme polêmica

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Antes mesmo de a bola rolar para Palmeiras e São Paulo no próximo domingo, às 16h, em Araraquara, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, o clássico já tem um protagonista: Arboleda.

 

Durante as férias, uma foto do zagueiro vestindo a camisa do Palmeiras viralizou nas redes sociais. E agora será a primeira vez que ele enfrenta o rival desde esse episódio, pelo qual foi multado.

 

O que aumenta a pressão sobre o zagueiro no clássico é a recepção que ele teve de parte da torcida do São Paulo na vitória contra o Água Santa, na estreia. As organizadas xingaram o equatoriano.

 

 
 

Arboleda vestiu a camisa do Palmeiras durante as férias e foi multado pelo São Paulo — Foto: ReproduçãoArboleda vestiu a camisa do Palmeiras durante as férias e foi multado pelo São Paulo — Foto: Reprodução

Arboleda vestiu a camisa do Palmeiras durante as férias e foi multado pelo São Paulo — Foto: Reprodução

 

Abaixo, o GloboEsporte.com relembra a cronologia das férias de Arboleda até a estreia com a camisa do Tricolor nesta temporada.

 

Polêmica nas férias

Uma foto de Arboleda com a camisa do Palmeiras viralizou nas redes sociais em dezembro, quando o zagueiro estava de férias no Equador. A imagem gerou a reação dos torcedores nas redes sociais, e alguns pediram a rescisão de contrato do atleta.

 

No dia seguinte, a esposa de Jean denunciou o goleiro por agressão nos Estados Unidos. Houve torcedores que queriam a saída dos dois, mas o São Paulo tratou os casos com pesos completamente diferentes. Preso e posteriormente solto, Jean teve contrato suspenso e foi emprestado ao Atlético-GO.

 

Arboleda  durante treino do São Paulo — Foto: Maurício Rummens / Estadão ConteúdoArboleda  durante treino do São Paulo — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo

Arboleda durante treino do São Paulo — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo

 

Pedido de desculpas

Depois do episódio, o zagueiro pediu desculpas por meio das redes sociais. Na ocasião, Arboleda disse se tratar de uma aposta com amigos e classificou seu ato como uma “estupidez” (veja abaixo a nota publicada pelo jogador).

 

Arboleda pediu desculpas aos torcedores São Paulo nas redes sociais — Foto: Reprodução Arboleda pediu desculpas aos torcedores São Paulo nas redes sociais — Foto: Reprodução

Arboleda pediu desculpas aos torcedores São Paulo nas redes sociais — Foto: Reprodução

 

Multa

A punição do São Paulo pela atitude de Arboleda foi uma multa. Ele entendeu que cometeu um erro e acatou a pena financeira sem contestar a diretoria. Raí, Alexandre Pássaro e Lugano tiveram uma conversa com o jogador durante a pré-temporada em Cotia.

 

Arboleda foi multado pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.netArboleda foi multado pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Arboleda foi multado pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

 

A palavra de Lugano

O dirigente definiu a atitude de Arboleda como um ato de ingenuidade e burrice. Lugano também afirmou que Arboleda não fazia ideia se a camisa verde era do “México, Bolívia, Chapecoense, Guarani, Camarões ou Palmeiras”. 

 
 

Reencontro com a torcida

Integrantes de organizadas ofenderam Arboleda e torcedores comuns apoiaram o jogador, na volta do intervalo da vitória por 2 a 0 sobre o Água Santa, na última quarta-feira, no Morumbi.

 

Em campo, o zagueiro gesticulou e levou as mãos aos ouvidos. Na imagem da transmissão do Premiere o defensor parece dizer algo como “é justo”. Também houve protestos antes mesmo de a bola rolar. Ao aparecer a escalação, Arboleda foi vaiado por alguns torcedores.

 

– O que a gente espera é que todos voltem a aplaudir o Arboleda. Ele sabe que errou. Ele vai recuperar isso jogando e mostrando que é um cara muito entregue ao São Paulo. Ele começou hoje, fez uma boa partida. Na sequência do campeonato, acredito que ele vai mostrar o quanto gosta do clube. É outro cara que fez uma grande pré-temporada – disse Fernando Diniz.

Justen Celulares