Rui Car
15/12/2017 17h40 - Atualizado em 15/12/2017 13h55

Jornal: Fifa ameaça excluir Espanha da Copa

Seria por interferência do governo na RFEF

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Considerada uma das favoritas ao título mundial no próximo ano, a seleção espanhola está ameaçada de não jogar a Copa do Mundo da Rússia, segundo o jornal “El País”. O conceituado jornal afirma nesta sexta-feira que a Fifa está ameaçando suspender a Real Federação de Futebol Espanhol (RFEF) do quadro de associados por interferência do governo do país na entidade. Esta punição tiraria a Roja de qualquer competição organizada pela organização máxima do futebol mundial, incluindo o Mundial de 2018.

 

Segundo a publicação espanhola, a Fifa enviou uma “carta dura” advertendo a RFEF de influências do governo espanhol. O motivo seria uma proposta do Conselho Superior de Esportes (CSD, na sigla em espanhol) de repetir as eleições realizadas para a presidência da federação, em maio, por conta de suposta fraude no pleito que reelegeu Ángel María Villar, preso em julho.

 

Eleição de Ángel Maria Villar gerou pedido da CSD por realizações de novas eleições na RFEF (Foto: /AP)Eleição de Ángel Maria Villar gerou pedido da CSD por realizações de novas eleições na RFEF (Foto: /AP)

Eleição de Ángel Maria Villar gerou pedido da CSD por realizações de novas eleições na RFEF (Foto: /AP)

 

A Fifa considera que a intervenção do CSD (espécie de Ministério dos Esportes da Espanha) é uma interferência governamental, colocando em risco a autonomia da federação de futebol – o que seria uma violação ao estatuto da entidade que controla o esporte em todo o mundo. A Fifa costuma agir de forma dura diante de casos de intervenção política nas federações – nos últimos anos, suspendeu equipes como Iraque (2009), Nigéria (2014) e Indonésia (2015).

 

A Espanha está no grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, Marrocos e Irã. A equipe comandada por Vicente del Bosque tem estreia prevista no Mundial para o dia 15 de junho, contra os portugueses, em Sochi.

Justen Celulares