Rui Car
09/08/2018 15h05

Fla tem pior série no ano e fica na berlinda sem priorizar competições

Equipe vê situação complicar na Libertadores após perder a liderança do Brasileiro

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Que agosto seria um mês crucial no ano do Flamengo não era novidade. Com “overdose” de duelos contra Grêmio e Cruzeiro e a chegada de momentos decisivos nos jogos de mata-mata, porém, o início não foi animador: em três jogos no mês, o Rubro-Negro ainda não conseguiu vencer, chegou a uma sequência negativa inédita na temporada e vê com dificuldade a classificação para a próxima fase da Libertadores.

 

 
 

Mauricio Barbieri na derrota para o Cruzeiro no Maracanã (Foto: ANDRé MELO ANDRADE/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)Mauricio Barbieri na derrota para o Cruzeiro no Maracanã (Foto: ANDRé MELO ANDRADE/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)

Mauricio Barbieri na derrota para o Cruzeiro no Maracanã (Foto: ANDRé MELO ANDRADE/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)

 

É a primeira vez em 2018 que a equipe perde dois jogos consecutivos – antes do Cruzeiro, foi derrotada pelos reservas do Grêmio na rodada em que perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro. Além disso, se todo o período pós-Copa do Mundo for somado, o aproveitamento é de apenas 38,08%.

 

Sequência do Flamengo após a Copa do Mundo

Data Competição Placar
18/jul Brasileiro Flamengo 0 x 1 São Paulo
21/jul Brasileiro Flamengo 2 x 0 Botafogo
25/jul Brasileiro Santos 1 x 1 Flamengo
29/jul Brasileiro Flamengo 4 x 1 Sport
1/ago Copa do Brasil Grêmio 1 x 1 Flamengo
4/ago Brasileiro Grêmio 2 x 0 Flamengo
8/ago Libertadores Flamengo 0 x 2 Cruzeiro

 

Enquanto rivais diretos crescem no mesmo período, o Flamengo fraqueja. Mas se o desgaste pela sequência de jogos importantes pode ser levantado como um motivo para os recentes resultados ruins, a ideia no clube, pelo menos nas palavras ditas após o tropeço da última quarta-feira, no Maracanã, não é a de poupar o time em alguns jogos.

 

– Nossa prioridade é sempre o próximo jogo. Ir por esse caminho (priorizar alguma competição), seria assumir uma inverdade. Temos condições, o que não quer dizer que vai ser fácil, mas temos condições. Como exemplo, citei o jogo do São Paulo contra o Cruzeiro lá no Mineirão, e eles também perderam contra o Corinthians por 2 a 0. Lá na frente, pensamos na Libertadores de novo – disse o técnico Maurício Barbieri.

 

 

Para Diego Alves, o pensamento é o mesmo.

 

– Prioridade são todos os jogos. Domingo vai ser outra prioridade, assim como os próximos jogos contra Grêmio (pela Copa do Brasil) e Cruzeiro (pela Libertadores) – resumiu o goleiro.

 

O próximo compromisso é contra o Cruzeiro, novamente no Maracanã, pela 18ª rodada do Brasileiro, às 16h de domingo. Na quarta-feira a chave já vira novamente para a Copa do Brasil, e no fim do mês vem a complicada missão pela Libertadores. Será que, mantendo o foco nos três objetivos, o agosto decisivo terá final feliz? Cenas dos próximos capítulos.

Justen Celulares