Rui Car
04/12/2019 17h00 - Atualizado em 04/12/2019 14h29

Estreante no peso-galo, José Aldo afirma ser o mais forte da divisão: “Eu me sinto um cavalo”

"Estou me vendo como um menino novo, só que com mais experiência"

Assistência Familiar Alto Vale
Canal Combate

Canal Combate

Delta Ativa

A mudança de categoria – deixou o peso-pena para atuar nos galos – está fazendo bem a José Aldo, ex-campeão do Ultimate. É com entusiasmo que o manauara, adversário de Marlon Moraes no UFC 245, dia 14 de dezembro, em Las Vegas (EUA), fala sobre o seu rendimento nos treinos para o combate, o seu primeiro pela organização nesta categoria.

 

José Aldo não sabe se vai conseguir se recuperar bem da pesagem para o dia do evento, nem como irá se sentir dentro do octógono. Entretanto, garante que ninguém da categoria possui mais força física do que ele, conforme declarou no “Media Day”, promovido pelo Ultimate, na terça-feira, na academia Nova União.

 

José Aldo enfrenta Marlon Moraes no UFC 245 — Foto: Marcelo BaroneJosé Aldo enfrenta Marlon Moraes no UFC 245 — Foto: Marcelo Barone

José Aldo enfrenta Marlon Moraes no UFC 245 — Foto: Marcelo Barone

 

– É difícil ver um peso galo mais forte que eu hoje, sem dúvida. Não existe. Você pode estar mais adaptado, mas mais força física, não tem. Não tem como. Eu me sinto um cavalo ali dentro. Nos galos estou me sentindo muito bem, forte e vocês vão ver no dia 14. Vocês não tem noção. Sempre lutei nos 60kg no Brasil, só fui para os penas no WEC, porque na época tinha o (Marcos) Loro lá e fui para a de cima, onde fui muito bem. Esse é meu real peso.

 

A mudança de categoria é uma decisão corriqueira no MMA: descendo ou subindo de divisão, o fato é que há lutadores que se adaptam e chegam no topo e há quem naufrague e retorne à antiga categoria. É por isso que José Aldo está curioso para o UFC 245: o manauara anseia por ver como será sua recuperação para o dia do evento.

 

– Estou muito curioso, cara. Todo dia eu penso que estou tão bem técnica e fisicamente. Estou ansioso para a semana da luta. Quero ver como será para cortar o peso. Todo mundo fala que será fácil, porque meu peso está caindo muito, tive até que mudar um pouco da dieta, porque estava batendo 67 kg, treinando forte, coisa que fazia na semana da luta era aos trancos e barrancos, chorando para caraca. Agora estou treinando mais leve, isso me deixa curioso, me faz pensar em continuar nessa nova fase. Estou bem ansioso. Quero ver como vai ser. Estou fazendo sparring bem, contra os melhores, puxando desde o início, terminando inteiro. Saio do treino e vou correr na esteira, é uma coisa de maluco. Estou me vendo como um menino novo, só que com mais experiência.

 

UFC 245
14 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Colby Covington
Peso-pena: Max Holloway x Alexander Volkanovski
Peso-galo: Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Peso-galo: Marlon Moraes x José Aldo
Peso-galo: Petr Yan x Urijah Faber
CARD PRELIMINAR (21h15, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Mike Perry
Peso-galo: Ketlen Vieira x Irene Aldana
Peso-médio: Ian Heinisch x Omari Akhmedov
Peso-meio-médio: Matt Brown x Ben Saunders
Peso-pena: Chase Hooper x Daniel Teymur
Peso-mosca: Brandon Moreno x Kai-Kara France
Peso-mosca: Jessica Eye x Vivi Araújo
Peso-médio: Punahele Soriano x Oskar Piechota

Justen Celulares