Rui Car
20/07/2018 16h40 - Atualizado em 20/07/2018 13h47

Efeito Vinicius: paciência é exemplo para Fla confiar em sucesso de Marlos Moreno

Desenvoltura no dia a dia é vista como fator positivo

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Paciência e confiança. Desta maneira, o Flamengo segue apostando em Marlos Moreno na vaga de Vinícius Jr enquanto aguarda com otimismo o desfecho da negociação com Vitinho.

 

Na derrota para o São Paulo, o colombiano foi substituído, segue sem completar 90 minutos com a camisa rubro-negra, mas a tendência é que seja mantido para o clássico com o Botafogo. E o próprio jovem que será apresentado nesta sexta pelo Real Madrid é uma das justificativas para a insistência.

 

 

Marlos Moreno é assediado por torcedor: passagem pelo Fla ainda é discreta (Foto: Twitter  / Flamengo)Marlos Moreno é assediado por torcedor: passagem pelo Fla ainda é discreta (Foto: Twitter  / Flamengo)

Marlos Moreno é assediado por torcedor: passagem pelo Fla ainda é discreta (Foto: Twitter / Flamengo)

 

Internamente, a avaliação é de que Marlos tem se mostrado mais à vontade e adaptado ao dia a dia no Ninho do Urubu e só uma sequência de jogos o fará reencontrar o futebol que o transformou em destaque do Atlético Nacional, há dois anos, e fez com que o Manchester City investisse 10 milhões de euros. De perfil introspectivo, o estrangeiro de 21 anos ganhou pontos durante a parada para Copa do Mundo não somente pelo desempenho nos treinos.

 

Marlos não joga 90 minutos desde novembro do ano passado. Último gol foi pela Colômbia, na Copa América Centenário, em junho de 2016

A desenvoltura no convívio com os companheiros despertou um novo colombiano nos bastidores, aumentando também o otimismo em um jogador mais confiante com a bola nos pés. Desta maneira, uma barração imediata após a primeira partida na volta do Brasileirão (apenas terceira como titular em oito participações na competição) atrapalharia este processo:

 

– É normal que demore a engrenar. Aconteceu com o Vinicius – disse Maurício Barbieri em entrevista coletiva ainda no Maracanã, depois do jogo com o São Paulo.

Guardada as devidas proporções, a comparação se justifica pelo desempenho de Vinicius a partir do momento em que se transformou em titular absoluto, com a venda de Everton. O jovem engrenou uma sequência de 17 partidas como titular nas 18 seguintes (ausente apenas quando reservas foram escalados diante da Chapecoense) e se tornou figura determinante para que o Flamengo chegasse ao topo da tabela.

 

Neste período, Vinicius permaneceu em campo por 90 minutos em dez oportunidades, algo que ainda é inédito para Marlos Moreno. Em 17 aparições, o máximo foram os 85 minutos na derrota para a Chape. A última vez que ficou em campo um jogo inteiro foi em duelo pelo Girona contra o Levante, em 28 de novembro do ano passado, na Copa do Rei da Espanha.

 

 

Marlos Moreno tem 17 partidas com a camisa do Flamengo, mas nunca ficou os 90 minutos em campo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Marlos Moreno tem 17 partidas com a camisa do Flamengo, mas nunca ficou os 90 minutos em campo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Marlos Moreno tem 17 partidas com a camisa do Flamengo, mas nunca ficou os 90 minutos em campo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

 

A falta de sequência – e consequentemente de confiança – ajuda a explicar a queda de rendimento do colombiano desde que deixou o Atlético Nacional, em 2016, como um dos destaques do time campeão da Libertadores. Não agradou nem no La Coruña, nem no Girona, e vê no Flamengo, com quem tem contrato até o fim de 2018, praticamente uma última chance de triunfar no exterior.

 

Não à toa também, o período coincide com o longo jejum de gols: mais de dois anos. O último foi na vitória por 3 a 2 da Colômbia sobre a Costa Rica, em junho de 2016, quando, ainda aos 19 anos, foi convocado e titular na campanha da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Por clubes, a última vez que foi às redes foi em 9 de março de 2016, na vitória por 2 a 0 do Atlético Nacional sobre o Peñarol, na Libertadores.

 

Antes mesmo da declaração após substituí-lo por Fernando Uribe durante a derrota para o São Paulo, Barbieri já tinha dado sinais de que Marlos seria sua aposta para substituir Vinicius Júnior:

 

– Venho utilizando pelo lado esquerdo, onde o Vinicius jogava. É uma das possibilidades. Ele vem treinando bem, evoluindo. Passou por um período de adaptação e vem crescendo.

Mesmo sem Éverton Ribeiro no clássico com o Botafogo, a expectativa é de que Marlos, enfim, tenha a sequência. No Brasileirão, foram oito participações (cinco vindo do banco de reservas), 254 minutos em campo, oito faltas cometidas, oito sofridas, três finalizações, seis roubadas de bola, dois passes errados, dois impedimentos e um cartão amarelo.

 

Números discretos, como era o próprio colombiano até bem recentemente no dia a dia do Ninho. Restam pouco mais de cinco meses para que a mudança nos bastidores se reflita em campo. Com 27 pontos, o Flamengo é o líder do Brasileirão e recebe o Botafogo no Maracanã, sábado, às 19h (de Brasília), pela 14ª rodada.

Justen Celulares