Rui Car
03/01/2017 17h40 - Atualizado em 03/01/2017 13h53

É possível ser um treinador vencedor após os 60 anos

Arsène Wenger: Ninguém tira ele do Arsenal

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Pep Guardiola não está em seu melhor momento na carreira. Já pressionado no Manchester City pelos resultados abaixo da expectativa, o espanhol comentou em entrevista à NBC que não será mais técnico depois dos 60 anos. Considerado o melhor treinador do mundo, Pep enxerga que está em suas últimas temporadas da carreira no banco de reservas, sem nem mesmo ter 50 anos de idade.

 

Se Guardiola entende que não será mais tão bom depois dos 60 e por isso não se vê mais na profissão, talvez ele tenha um pouco de razão. Fica difícil aprender novos conceitos na terceira idade.

 

Mas isso não é uma regra e muitos técnicos bem sucedidos no futebol mundial eram de fato mais velhos do que a previsão de Pep supõe. Temos alguns exemplos que podem fazer com que Guardiola mude de ideia num futuro próximo.

 

Bela Guttmann: O velho gênio que amaldiçoou o Benfica

 

Bela Guttmann

 

Nascido em 1899, o húngaro Bela Guttmann é uma lenda do esporte por tudo que conquistou no Benfica nos anos 1960. Ex-jogador, Bela rodou por diversos clubes do planeta (incluindo o São Paulo e o Honvéd nos anos 50) até chegar ao Benfica em 1959. Tinha dois títulos húngaros, um Paulistão e uma Liga Portuguesa (pelo Porto) no currículo e ampliou sua fama ao descobrir o talento de Eusébio nos Encarnados.

 

Bela já tinha mais de 60 anos quando foi bicampeão português (1960 e 61), campeão da Taça de Portugal e da Copa dos Campeões Europeus em 1961 e 62. O comandante só saiu do clube lisboeta porque pediu um aumento ao presidente após as conquistas continentais e não foi atendido. Como vingança, amaldiçoou o Benfica a passar 100 anos sem levantar outra taça internacional. Até agora, são 54 anos de maldição. Guttmann morreu em 1981.

 

Alex Ferguson: A longevidade que marcou o Manchester United

 

Alex Ferguson

 

Alex Ferguson nasceu em 1941, portanto, tinha 45 anos quando assumiu o Manchester United em 1986. O técnico já tinha moral pelo que fez no Aberdeen, conquistando a Recopa Uefa em 1983. Mas seu trabalho demorou a vingar em Old Trafford. Em 1990, levantou a Copa da Inglaterra e começou uma saga invejável.

 

Ao todo, ganhou 13 vezes o Inglês, cinco vezes a Copa da Inglaterra, quatro vezes a Copa da Liga, duas vezes a Liga dos Campeões e duas vezes o Mundial de Clubes/Intercontinental. Fergie fez 60 anos em 2001 e foi sete vezes campeão inglês depois disso. Sem falar, claro, na Champions e no Mundial de 2008, no título da Copa da Inglaterra de 2004 e em três Copas da Liga. Ferguson é talvez o maior exemplo de longevidade no esporte, se aposentando somente em 2013, com 72 anos.

 

Luiz Felipe Scolari: Muito mais do que o 7 a 1

 

Luiz Felipe Scolari

 

A maioria dos críticos de Felipão bate na mesma tecla do 7 a 1 com a Seleção Brasileira para resumir esta última fase da carreira do treinador. Mas à parte disso, o comandante tem alguns títulos depois de completar 60 anos em 2008. Nascido em 1948, Scolari abriu sua sexta década de vida comandando o Chelsea, por onde passou sem conquistar títulos.

 

Depois disso, ele levantou o Campeonato Uzbeque pelo Bunyodkor, a Copa do Brasil de 2012 pelo Palmeiras (meses antes de sair do clube, que seria rebaixado), dois títulos do Campeonato Chinês e uma Liga dos Campeões da Ásia pelo Guangzhou Evergrande, além de uma Copa da China. Felipão tem 68 anos e ainda é um dos técnicos mais bem cotados na emergente liga chinesa.

 

Arsène Wenger: Ninguém tira ele do Arsenal

Arsenal manager Arsene Wenger during the English Premier League soccer match between Stoke City and Arsenal at the Britannia Stadium, Stoke on Trent, ...

 

A velha guarda está bem representada com Arsène Wenger no Arsenal. Outro que assim como Guardiola está pressionado no comando de seu time, o francês já tem 67 anos. Apesar de não viver grande fase, o treinador foi campeão duas vezes da Copa da Inglaterra depois de completar seus 60. Responsável pela grande fase do clube nos anos 2000, Arsène dificilmente deixará o comando dos Gunners por decisão da diretoria. A Era Wenger só acaba quando ele decidir que quer outro desafio. Mas já beirando os 70 anos, dificilmente ele encararia outro desafio.

 

Bobby Robson: O mais querido entre os ingleses

 

BOBBY ROBSON

 

Técnico da Inglaterra nas Copas de 1986 e 90, Bobby Robson foi um dos mais queridos no futebol inglês. Carismático, estudioso e vencedor, ficou famoso por levar o Ipswich aos títulos da Copa da Inglaterra e da Copa Uefa nos anos 1970. Com boas passagens por PSV, seleção inglesa, Bobby completou 60 anos em 1993, quando treinava o Sporting.

 

Antes de encerrar a carreira, Bobby conquistou duas vezes a Liga Portuguesa, uma vez a Taça de Portugal com o Porto, a Copa do Rei e a Recopa Uefa com o Barcelona. Seu último trabalho foi no Newcastle, em 2004. Ele morreu em 2009 após uma longa luta contra um câncer no pulmão.

Justen Celulares