Rui Car
21/01/2020 12h30 - Atualizado em 21/01/2020 08h54

Conmebol confirma La U como rival do Inter na Libertadores, e Unión Española promete ir à Fifa

Clube perdedor quer ir à última instância por vaga

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Agora é oficial. A Universidad de Chile enfrentará o Internacional na segunda fase prévia da Libertadores. A Conmebol divulgou, por meio das redes sociais oficiais do torneio, que o time chileno fará o duelo com o Colorado nos dias 4 e 11 de fevereiro. Mas a Unión Española, outra postulante à vaga, promete ir à Fifa por sua reivindicação.

 

La U foi confirmada depois de se classificar à final da Copa Chile por W.O., após a ausência do Unión na semifinal do torneio. O outro finalista é o Colo-Colo, equipe já classificada à Libertadores por ter sido vice-campeã chilena.

 

 

Os Hispanos não compareceram por não concordarem com o critério da federação chilena (ANFP) para definir o quarto representante do país na Libertadores via Copa Chile. Em entrevista ao jornal “La Tercera”, o gerente geral da Unión Española, Luis Baquedano, garantiu que o clube prepara sua reclamação por meios jurídicos.

 

“É um processo que estamos realizando com calma. Uma representação diante da Fifa é algo sério e, como tal, estamos analisando em conjunto com nossos advogados”, declarou Luis.

 

Pouco depois, anunciou que a Copa do Chile seria disputada em janeiro, para cumprir um prazo estabelecido pela Conmebol para a definição do time “Chile 4”. Ao contrário das fases anteriores, a semifinal ocorrerá com confrontos únicos em local neutro, e a vaga na Libertadores destinada ao seu vencedor sairia do confronto entre Unión Española e Universidad de Chile. No entanto, os Hispanos não aceitaram tal critério.

 

 

O regulamento da Copa prevê que, caso o campeão tenha sua vaga garantida, o vice teria seu lugar. Porém, se ambos chegassem à decisão assegurados na Libertadores, a vaga ficaria com o melhor time classificado no Campeonato Chileno que ainda estivesse vivo na Copa.

 
 

Com tal argumento, a Unión Española entende que deveria ficar com a vaga na Libertadores destinada à Copa Chile. O clube diz que, por ter tido uma posição melhor no Chileno que a La U quando o torneio foi interrompido – terminou em nono, enquanto a Universidad de Chile era vice-lanterna –, o lugar é seu. O time promete ir ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) pela demanda.

 

Em desacordo com a decisão da federação, os Hispanos anunciaram que não irão disputar a semifinal deste sábado e, inclusive, tentaram marcar um amistoso em Santiago para o mesmo dia. A ANFP não aceitou o pedido de realização da partida amistosa, que foi cancelada.

 

Nesta quinta-feira, o gerente geral do Unión Española, Luis Baquedano, declarou à “Rádio Agricultura” que o elenco e a comissão técnica gostariam de jogar a partida. Mas estão seguirão o que determina o clube.

 

– Nós sempre quisemos jogar, colocamos o estádio à disposição, mas coisas fluíram mal. O elenco, o corpo técnico, todos gostariam de jogar porque são profissionais. Mas estão alinhados com a postura do clube – afirmou Luis Baquedano.

 
 

Universidad de Chile e Unión Española fariam uma semifinal da Copa do país, mas Hispanos se recusaram a jogar — Foto: Universidad de Chile/Divulgação Universidad de Chile e Unión Española fariam uma semifinal da Copa do país, mas Hispanos se recusaram a jogar — Foto: Universidad de Chile/Divulgação

Universidad de Chile e Unión Española fariam uma semifinal da Copa do país, mas Hispanos se recusaram a jogar — Foto: Universidad de Chile/Divulgação

 

A entidade máxima do futebol chileno também divulgou um comunicado no qual disse que não venderá ingressos para a semifinal entre Unión Española e Universidad de Chile, que está marcada para as 20h30 deste sábado, em La Serena. Universidad Católica e Colo-Colo jogam às 18h, em Temuco.

 

A federação lamentou a postura dos Hispanos que, caso cumpram com a promessa, serão declarados perdedores da partida por 3 a 0. Com isso, LA U, que só não foi rebaixada no Chileno porque não houve descenso na última edição da competição, ficaria com a vaga na Libertadores para enfrentar o Internacional.

Justen Celulares