Rui Car
10/01/2017 09h30 - Atualizado em 10/01/2017 08h21

Com 6,23% dos votos, Neymar é quarto colocado em prêmio da Fifa

Por pouco o brasileiro não fica em 3º

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Por pouco, Neymar não foi finalista do prêmio “Fifa The Best”. A entidade máxima do futebol divulgou as porcentagens dos votos obtidas pelos postulantes à premiação, e o brasileiro aparece em quarto, com 6,23% dos votos. O francês Griezmann, finalista e no terceiro posto, ficou com 7,53%. Cristiano Ronaldo ficou com 34,54% da preferência, e Messi obteve 26,42%. O quinto foi o uruguaio Luis Suárez, com 5,11% dos votos.

 

A diferença entre o primeiro e o segundo colocados deste ano foi menor que no ano passado. Para a eleição de 2015, Messi teve 41,33%, enquanto Cristiano Ronaldo teve 27,76%. Finalista naquela edição, Neymar teve 7,86%.

 

A Fifa adotou nova fórmula de eleição para o prêmio de 2016. A entidade abriu espaço para o público nas votações para melhor jogador e melhor técnico no futebol masculino e feminino (por insistência do presidente Gianni Infatino), representando 50% dos votos ao lado de 200 jornalistas – os demais 50% são representados por técnicos e jogadores.

 

Messi teve a preferência dos internautas, com 6,32% dos votos entre os torcedores, contra 5,88% de Cristiano Ronaldo. O português levou a melhor entre os jornalistas, capitães e treinadores (veja abaixo).

 

Divisão votos prêmio Fifa Cristiano Ronaldo Messi Griezmann (Foto: Reprodução/Fifa)A divisão dos votos do prêmio Fifa: Messi teve a preferência entre os internautas (Foto: Reprodução/Fifa)

 

Como não foi finalista e não esteve na seleção do ano – que tem outro colégio eleitoral -, Neymar não esteve presente na cerimônia desta segunda-feira. Messi, Piqué, Suárez e Iniesta, que estavam na seleção, também não compareceram.

 

Pouco antes do evento, Neymar postou vídeos na academia enquanto a Fifa fazia sua Festa de Gala em Zurique. O que chamou mais a atenção nas imagens do camisa 11 do Barcelona foi a calça chamativa que usou para malhar.

 

AUBAMEYANG E MAIS OITO COLOCAM NEYMAR EM PRIMEIRO

gol de aubameyang, borussia x bayern (Foto:  REUTERS/Wolfgang Rattay)Aubameyang colocou Neymar em primeiro (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)

 

Neymar teve nove votos como o melhor do mundo em 2016. A maioria veio de países menos expressivos no futebol, ou de nomes menos conhecidos no cenário internacional. O voto de maior peso para o camisa 11 do Barça veio do atacante Aubameyang, do Borussia Dortmund e capitão da seleção de Gabão. Ele colocou o brasileiro em primeiro, Cristiano Ronaldo em segundo e Messi em terceiro (clique aqui e veja quem votou em quem).

 

Neymar foi eleito o melhor do mundo ainda para os capitães da Samoa Americana e Macau, além dos técnicos da Armênia, Bermuda, Gana e Marrocos. Ele também ficou em primeiro na lista dos jornalistas de Bahamas e das Ilhas Turcas e Caicos. No ano pasado, Neymar obteve 15 votos para a primeira colocação.

 

Confira quem colocou Neymar em primeiro:

Capitães: Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão),Ramin Ott (Samoa Americana) e Paulo Cheang Cheng Ieong (Macau).

 

Técnicos: Artur Petrosyan (técnico da Armênia), Andrew Bascome (técnico de Bermuda), Abraham Grant (técnico de Gana), Hervé Renard (técnico de Marrocos).

 

Jornalistas: Randy Smith (Bahamas), Faizool Deo (Ilhas Turcas e Caicos).

Justen Celulares