Rui Car
10/08/2018 08h29

Campeonato Francês começa nesta sexta com todos de olho no PSG. De novo

Time de Paris busca sexto título nacional em sete anos

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Pode ser interessante um campeonato dominado amplamente por uma só equipe, campeã em cinco das últimas seis edições, incluindo a última, quando levantou também as duas copas nacionais disputadas? Sim, quando se trata do Paris Saint-Germain, novamente a grande atração do Campeonato Francês que começa nesta sexta-feira.

 

Seja pela curiosidade de saber se o PSG encontrará um desafiante à altura em âmbito doméstico – em 2017, o Monaco surpreendeu e conseguiu o título francês, interrompendo a sequência do favorito da capital -, ou pelo desejo de ver como será o retorno de Neymar ao clube após a frustrante Copa do Mundo, ou ainda o privilégio de acompanhar o trio Neymar-Mbappé-Cavani, um dos mais fortes ataques do futebol mundial na atualidade, por qualquer desses motivos o “campeonato de um time só” não é exatamente um tédio.

 

Para os franceses, a volta da Ligue 1 tem um charme especial, por ser a primeira temporada após a conquista da Copa do Mundo da Rússia pela seleção. O Olympique de Marselha, que conta com três campeões mundiais no elenco – o goleiro Mandanda, o zagueiro Adil Rami e o atacante Florian Thauvin -, recebe o Toulouse no jogo de abertura do Francês 2018/2019, nesta sexta, às 15h45 (horário de Brasília). Como os jogadores da seleção voltaram mais tarde das férias, Thuavin é o único dos três campeões mundiais relacionados para a partida.

 

Ainda que a grande maioria dos titulares da França na Copa jogue em outros países, o orgulho dos franceses pelo título estará representado na Ligue 1 pelo camisa 10 dos Bleus, eleito o melhor jogador jovem do Mundial 2018, Kylian Mbappé. Aos 19 anos, o atacante inicia seu segundo ano no PSG rivalizando com Neymar como a grande estrela da equipe. E em busca do seu terceiro título francês consecutivo, já que ele foi a revelação do Monaco na campanha vitoriosa de 2016/2017, antes de se transferir para o esquadrão de Paris há um ano.

 

O primeiro desafio do PSG na Ligue 1 será domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o pequeno Caen – 16º colocado na última temporada -, no Parc des Princes. O GloboEsporte.com transmite a partida em tempo real.

Mbappé e os outros dois campeões mundiais do PSG – o goleiro Areola e o zagueiro Kimpembe – só se reapresentaram das férias na última terça-feira, e não participaram da primeira conquista do time na temporada, a Supercopa da França, vencida no último sábado com uma goleada por 4 a 0 sobre o Monaco, em Shenzhen, na China. A expectativa para domingo é pela presença de Mbappé ao lado de Neymar contra o Caen – o brasileiro, camisa 10 do PSG, disputou apenas os últimos 15 minutos do jogo contra o Monaco mas deve ser titular neste domingo.

 

Com um elenco estelar, o PSG fez apenas uma contratação de impacto, o veterano goleiro italiano Gianluigi Buffon, de 40 anos, e mudou o comando, com a chegada do disciplinador técnico alemão Thomas Tuchel, ex-Borussia Dortmund. Dois novos nomes, aparentemente com a mesma missão: conter a guerra de egos no vestiário, talvez o grande calcanhar de Aquiles da equipe na última temporada, quando o PSG, a despeito do domínio amplo no futebol francês, ficou distante do seu maior sonho, a conquista da Liga dos Campeões da Uefa – a equipe caiu nas oitavas, para o Real Madrid.

 

– Tenho acompanhado bastante o PSG nos últimos três anos, e sempre me perguntei como um time tão forte não foi capaz de ir mais longe na Champions League. Acho que um projeto desse tamanho requer tempo, um elenco e um vestiário fortes e um grande treinador, e graças a isso o caminho (para a conquista da Champions) pode ser abreviado – afirmou Buffon em entrevista ao site oficial do PSG.

 

Confira a primeira rodada completa do Francês (horários de Brasília):

SEXTA-FEIRA

15h45 – Olympique de Marselha x Toulouse

 

SÁBADO

12h – Nantes x Monaco

15h – Angers x Nîmes

15h – Lille x Rennes

15h – Montpellier x Dijon

15h – Nice x Reims

15h – Saint-Étienne x Guingamp

 

DOMINGO

12h – Lyon – Amiens

12h – Bordeaux x Strasbourg

16h – Paris Saint-Germain x Caen

Justen Celulares