Quase duas mil unidades a mais do que o segundo colocado. Esse foi o número atingido pelo Volvo FH 540, modelo mais potente com motor de 13 litros da Volvo, vendido no Brasil principalmente para tracionar composições como bitrens e rodotrens.
O cavalo-mecânico vendeu 7.219 unidades em 2019, uma média de 28,3 caminhões vendidos por dia útil, durante todo o ano. O segundo colocado foi o Scania R 450, que vendeu 5.348 unidades durante o ano.
O Volvo FH 540 é equipado com motor D13C540, com 6 cilindros e 12,8 litros de cilindrada, 540 cavalos de potência e 2.600 Nm de torque. O pesado sai de fábrica exclusivamente com a robusta caixa de câmbio I-Shift, com até 14 marchas, dependendo da configuração, e capacidade máxima de tração de até 150 toneladas. dependendo da relação dos eixos.
Além dos atributos mecânicos, que fazem do modelo um dos mais robustos do mercado, o Volvo FH 540 pode ser equipado com uma das maiores cabines do segmento, A Globetrotter XL, versão Top de Linha para o FH, com 2,2 metros de altura entre o piso e o teto, e 2,22 metros entre o parabrisa e a parede traseira da cabine.
Além dessa cabine, o FH conta ainda com a cabine leito teto baixo, com 1,71 metro de altura, e a cabine Globetrotter, uma versão mais baixa que a Globetrotter XL, com 2,05 metros de altura.
Essas cabines ficam posicionadas sobre o chassi com suspensão a ar nos quatro pontos. Por dentro, o caminhão pode receber acabamentos em vinil, tecido, tecido macio e couro, recebendo até ventilação nos bancos.
A cama tem 88×200 cm de tamanho máximo, com colchão com molas ensacadas e três tipos de firmeza, que podem ser Soft, Semi-firm e Firm.
Além desses detalhes técnicos, os caminhões Volvo FH se destacam pela durabilidade, alta disponibilidade mecânica, robustez dos componentes e baixo consumo de combustível.
De acordo com a Tabela Fipe, um Volvo FH 540 Zero KM, com cabine Globetrotter, na versão 6×4, sai por R$ 580.916,00.