Rui Car
13/09/2018 16h10 - Atualizado em 13/09/2018 14h14

Vdeos que prometem relaxar e ajudar a dormir: como funcionam?

Já ouviu falar dos Vídeos ASMR?

Assistência Familiar Alto Vale
Portal Minha Vida

Portal Minha Vida

Delta Ativa

Às vezes, ficar conectado no celular tira nosso sono. Conversar com amigos e ver atualizações das notícias parece melhor do que dormir e nos faz ficar horas a mais acordados. A dificuldade para desligar é um problema que tem diversos níveis e pode ocasionar insônia. Algumas pessoas buscam a solução exatamente na internet e existem YouTubers gravando vídeos, e fazendo uso de uma técnica que promete ser o segredo para quem quer se concentrar, desligar e dormir com mais facilidade: o ASMR.

 

 

O que são os vídeos ASMR?

O ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português) é uma sensação prazerosa obtida, principalmente, através de vídeos que associam barulhos de objetos, sons da boca, sopros e também vozes baixas e calmas. Entre os objetivos, está promover o sono, a concentração e a calma.

 

Segundo a Associação Brasileira do Sono, o efeito dos vídeos ASMR está relacionado à concentração que geram, já que não há comprovação de que eles alterem nenhum mecanismo cerebral.

 

Além dos barulhos de objetos e vozes baixas, há vídeos ASMR que simulam situações cotidianas potencialmente relaxantes. Ir ao cabeleireiro, fazer uma tatuagem ou visitar o dentista são as simulações mais buscadas.

 

 

 

Vídeo testa se você sente ASMR

Para gerar mais concentração, a maioria dos vídeos ASMR enquadram apenas o rosto do YouTuber, ou às vezes só a boca. Esses “instrutores” também costumam fazer gestos em direção à câmera para explorar a sensação de contato físico e até afetivo. Há relatos de que, além da sonolência e concentração, estes vídeos dão uma sensação de formigamento em quem assiste.

 

 

Os vídeos ASMR funcionam?

Muitas pessoas conseguem relaxar com esses vídeos, mas a neurologista Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, diz que esse efeito se deve puramente à distração que gera.

 

Segundo ela, na hora de dormir, há a diminuição da frequência de ondas cerebrais. Quando estamos acordados, essas ondas têm uma frequência beta, mais rápida (12 a 30 Hz). Quando fechamos os olhos e estamos em vigília relaxada, a frequência baixa para o ritmo alfa, com uma onda de 8 a 12 Hz. Para dormir, o ideal é que essa frequência caia abaixo de 8 Hz, uma onda mais lenta e mais longa.

 

Fora do cérebro, também há mudanças. Quando adormecemos, o sistema respiratório se acalma e os movimentos do pulmão e do diafragma ficam mais suaves. A temperatura corporal cai e o hormônio corticóide endógeno diminui durante a noite e vai aumentando pela manhã.

 

Esse mecanismo para cair no sono pode ser dificultado por pensamentos turbulentos ou outros problemas mais graves, como a própria insônia. A neurologista explica que o cérebro de quem tem essa condição não consegue diminuir essa frequência adequadamente. A partir dessa dificuldade, as outras reações corporais também não acontecem. É como se o corpo não percebesse que a pessoa está em sonolência ou sono leve.

 

Os vídeos ASMR podem funcionar exatamente propiciando o abafamento dessas vozes e inquietações internas que impedem o corpo de descansar. Segundo Andrea, o mecanismo é o mesmo de quando contamos carneirinhos ou lemos algum livro. Porém, não há interferência dos vídeos nas ondas cerebrais que propiciam o sono.

 

 

Benefícios dos vídeos ASMR

“Qualquer mecanismo de relaxamento ou de distração da sua conectividade com o meio, os pensamentos e a preocupação nos auxiliam na promoção do sono”, explica a neurologista da ABSONO.

 

Porém, a associação não insere os vídeos ASMR na sua rotina de tratamentos reconhecidos para insônia, exatamente por não haver estudos científicos que investiguem a atuação destes sons no funcionamento cerebral.

 

As evidências que existem apontam para os benefícios percebidos e relatados por quem já é adepto dos vídeos ASMR, sem nenhum teste que entenda o que acontece para que eles existam.

 

Elas fazem parte de um estudo da Universidade Swansea, no Reino Unido, que questionou 475 pessoas que assistiam a vídeos de ASMR sobre a prática. Os resultados da pesquisa mostram os benefícios sentidos pela maioria dos respondentes:

 

  • Relaxamento (98%)
  • Promoção do sono (82%)
  • Diminuição do estresse (70%).
 
 

Apenas 5% concordaram que sentiam alguma estimulação sexual com os vídeos. Entre os que apresentavam dor crônica, 38% notaram melhora após aderir aos vídeos ASMR.

 

Vídeos ASMR curam insônia?

De acordo com Andrea, a insônia pode aparecer como sintoma de alguma outra condição ou como a própria doença em si. No segundo caso, é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite.

 

 

Os principais sinais de uma pessoa com insônia vão além da dificuldade para adormecer, mas também se ela desperta durante a noite e acorda sem se sentir descansada.

 

As pessoas que sofrem do transtorno da insônia tendem a um estado de hipervigilância, em que as ondas cerebrais são rápidas mesmo na hora em que se quer dormir. Antes de ir ao médico para tratar do problema, elas podem recorrer a mudanças de hábitos e da alimentação, a remédios naturais como chás ou plantas e até a atividades como a leitura de livros ou os próprios vídeos ASMR.

 

Cada um testa e sabe o que funciona para si. Mas é importante ressaltar que assistir aos vídeos ASMR não interfere nos mecanismos fisiológicos cerebrais de quem tem insônia. E que, como toda doença, é importante procurar um médico se nenhuma alternativa funcionar logo. Quem pode ajudar o paciente com insônia é o clínico geral, psiquiatra, neurologista ou o próprio médico do sono.

 

 

Riscos e contra-indicações dos vídeos ASMR

Segundo a neurologista Andrea Bacelar e presidente da Associação Brasileira do Sono, não há contra-indicações para os vídeos ASMR. Porém, é importante consultar um médico em caso de insônia persistente.

 

Tipos de vídeos ASMR

Segundo Camila, criadora do canal Gaúcha ASMR, há “gatilhos” que ativam as sensações sentidas por quem busca a técnica. Elas são chamadas por seu nome em inglês, os “triggers”, e servem como uma espécie de categorização desses vídeos. De acordo com a pesquisa britânica da Universidade Swansea, os gatilhos preferidos pelos adeptos são:

 

  • Sussurros (75%)
  • Atenção pessoal (69%)
  • Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)
  • Sons vagarosos (53%)
  • Sons repetitivos (36%)
  • Sorriso (13%)
  • Barulho de avião (3%)
  • Barulho de aspirador de pó (2%)
  • Risada (2%).

 

São muito populares também os chamados “roleplays”, que são vídeos em que o apresentador simula uma situação com falas e barulhos. A ideia é remeter a situações nas quais você talvez já tenha tido essas sensações involuntárias. “Se você vai ao salão e quando mexem no seu cabelo você fica extremamente relaxado, os vídeos de roleplay tentam fazer com que você tenha essa mesma experiência enquanto assiste”, explica Camila.

 

 

Nesta modalidade, os mais assistidos são vídeos de limpeza de pele, sessão de tatuagem, limpeza de ouvido, cabeleireiro e até os que simulam situações cotidianas de um namoro.

 

Vídeo ASMR que simula um corte de cabelo

 

Os YouTubers que gravam esses vídeos costumam variar os tipos de gatilhos ativados.

 

Sensação de formigamento

Entre os efeitos do ASMR, os adeptos descrevem uma sensação de formigamento. Ela foi relatada por 88% dos respondentes da pesquisa britânica da Universidade Swansea.

 

Camila descreve isso como um arrepio que vai da nuca até o topo da cabeça. “Quanto mais você sente, parece que aquilo vai induzindo o sono, e traz uma sensação de bem-estar muito grande”, explica a estudante.

 

Esse formigamento pode ser originado em apenas uma parte do corpo ou variar de local. A maioria dos que responderam à pesquisa britânica relataram que os formigamentos se originariam atrás da cabeça, nos ombros, na linha da coluna, nos braços e nas pernas.

 

 

Depoimento

Os vídeos de ASMR cativaram Augusto Assis, social media do Minha Vida, já que sua ansiedade costuma trazer dificuldades para dormir. “Eu conheci o ASMR porque alguns vídeos apareceram como sugestão enquanto eu escolhia um vídeo de músicas relaxantes (como som de ondas, do vento, árvores) para dormir. Como tenho problemas para dormir por causa da ansiedade, sempre procuro esse tipo de conteúdo para me ajudar a descansar melhor.

 

Procurei o que significava a sigla e, no primeiro momento, achei bem estranho e duvidei que surtisse algum efeito na técnica. Assisti vários vídeos com sons abstratos, mas o que realmente funcionou foi o formato de conversação (em sussurros). No primeiro vídeo, eu já fiquei bem relaxado e senti uma desaceleração dos pensamentos. O segundo eu nem vi terminar, porque já estava dormindo, só acordei 12 horas depois.

 

Eu acredito que muitos desses vídeos são anunciados como “hipnose para dormir”, mas isso passa uma sensação errada, porque na verdade eu entendo como a condução de um processo de relaxamento, seja pelos sons repetitivos ou pelos sussurros”

 

Efeito binaural nos vídeos ASMR

Uma das técnicas usadas nos vídeos ASMR é gravar os sons com os efeitos binaurais. Isso significa que os barulhos vão ficar com percepções distintas em cada um dos fones de ouvido. O intuito é simular um o som ambiente, em que ouvimos com volumes diferentes em cada lado dependendo de onde vem o barulho. Assim, os vídeos ASMR ganham o toque de proximidade que podem ajudar na concentração.

 

Quem pode gravar vídeos ASMR

Como não é uma técnica clínica, qualquer pessoa está habilitada para gravar vídeos ASMR. Segundo a YouTuber, a principal característica para quem quer começar é ter paciência para poder reproduzir os sons com os objetos e conseguir a fala suave e pausada que agrade e acalme os espectadores.

Justen Celulares