Rui Car
13/08/2018 17h00 - Atualizado em 13/08/2018 13h47

Seu gato entende que tem um nome? Especialista esclarece

Muitas vezes eles também optam por apenas não responder a um chamado

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Gatos são descritos pela maioria das pessoas como independentes e até um pouco blasés. Prova disso é que muitas vezes chamamos nossos bichanos por seus nomes e eles não dão a menor bola. Isso nos faz questionar: será que ele sabe que este é o nome dele?

 

Ao contrário dos cães, que mostram extremo entusiasmo ao ouvir seus nomes serem pronunciados, os gatos parecem não ouvir ou não respeitar o nome que escolhemos para eles. “Gatos não sabem o que as palavras significam, mas agem de acordo com repetições e consequências do meio que vive. Eles também podem reconhecer um tom específico de voz”, explica a especialista em comportamento felino, Anita Kelsey, ao Metro.

 

“Por exemplo: você pode fazer o som ‘din din’ ao colocar comida para eles e então ele entenderá que toda vez que ouvir esse barulho, é porque sua comida está servida”, completa. Ela segue explicando que o mesmo acontece com seus nomes e mesmo sem entenderem o que significa, os gatos muitas vezes identificam a intenção na voz do dono.

 

“As pessoas chamam seus gatos usando uma voz diferente e ele reconhece esse tom. A repetitividade de um nome pode resultar em um gato respondendo, simplesmente porque eles foram condicionados a esperar a atenção de seu dono após dizer seu nome. É o som do nome repetidamente que faz o animal responder, não a palavra em si”.

 

Muitas vezes eles também optam por apenas não responder a um chamado, como mostra um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Tóquio. Eles realizaram um teste em 20 casas com gatos, onde cinco pessoas chamavam por seus nomes.

 

Uma delas era seu dono e as outras, estranhos. Os resultados mostraram uma resposta positiva dos gatos, como mexer as orelhas, rabo e cabeça e pupilas dilatadas, ao ouvir a voz dos donos, o que não aconteceu quando ouviram os estranhos. Mesmo assim, nenhum dos chamados fez os felinos se levantarem ou se mexerem muito.

Justen Celulares