Rui Car
22/02/2018 09h05 - Atualizado em 22/02/2018 08h33

Novo programa de fitness para crianças levanta sérias questões

Os pais precisam arcar com o peso da responsabilidade

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Independentemente se seus filhos preferem atividades extracurriculares ou sessões de brincadeira ao ar livre com os amigos, é fácil ver os benefícios que as atividades físicas trazem às crianças, mantendo-as ativas e ajudando a desenvolver importantes habilidades de relacionamento. Embora seja imprescindível ensinar às crianças a importância de um estilo de vida saudável, as repercussões podem ser prejudiciais se o foco estiver primordialmente na forma física e no controle do peso.

 

A blogueira australiana Ashy Bines recentemente lançou um programa de fitness chamado Ashy and Friends, que se destina a ensinar sobre saúde e boa forma a crianças de 1 a 6 anos. O site, com desenho animado, afirma que a nova série ajudará a combater a estatística da obesidade infantil.

 

Via Ashy Bines
 
 
 

“A cada ano que passa, a nossa sociedade está se tornando menos ativa, menos saudável e com mais excesso de peso”, pode ser lido no site. “A obesidade foi identificada como o problema de saúde mais importante enfrentado pelo país, atualmente. As taxas de obesidade aumentaram consideravelmente nos últimos tempos. Em 1985, 11% das crianças eram obesas; este número saltou para 20% em 1995, e agora quase 30% das crianças têm excesso de peso ou são obesas”.

 

Embora a saúde seja um tema importante, a personal trainer australiana está sendo criticada por promover situações que podem levar as crianças (de até menos de um ano de idade) se tornarem obsessivas sobre o assunto.

 

A CEO da Butterfly Foundation, Christine Morgan, disse ao Kidspot que a mensagem empregada pela marca de Bines pode ser prejudicial. A Butterfly Foundation é uma organização que oferece apoio a quem sofre de distúrbios alimentares e imagem corporal negativa.

 

“Estou preocupada com a mensagem de dieta que há por trás de ‘perca peso, perca peso e perca peso’. As pessoas chamam de gestão de saúde ou alimentação saudável, mas a mensagem por trás disso é ‘não se deixe engordar’. Portanto, existe uma subjetividade imediata, afirmando que ganhar peso é ruim e perder peso é bom”, disse Morgan.

 

Morgan acredita que a natureza problemática da nova série de Bines possa ter efeitos duradouros nas crianças mais novas, promovendo uma dieta para quem ainda nem sequer têm consciência sobre imagem corporal negativa.

 

“Eu diria que, no caso das crianças pequenas, a comida consiste em energia para que elas possam viver suas vidas – um combustível para o corpo ainda pequeno e para o crescimento”, disse Morgan. “Está sendo repassada toda uma mensagem de que ser gordo é ruim e ser magro é bom, e isso é muito problemático para quem não tem nem idade de interpretar algo assim.”

 

Os primeiros quatro episódios desta nova série estão disponíveis no site de Bines, com personagens que possuem talentos em “artes e ofícios” e são “superatletas e muito velozes”. Embora os episódios pareçam inocentes, abordando temas como beber água, comer alimentos saudáveis e tratar os “doces como guloseimas”, os episódios restantes levantam preocupações quanto ao que o programa criará na mente dos jovens.

 

Em se tratando de saúde e controle de peso, Morgan acredita que os pais precisam arcar com o peso da responsabilidade.

 

“[Crianças] não têm capacidade para compreender os macro ou micronutrientes. É para isso que servem os pais, e são os pais que devem fazer escolhas saudáveis pelos filhos, além de incentivá-los a brincar ao ar livre, para se exercitarem.”

 

 

Krista Thurrott

Justen Celulares