Rui Car
21/03/2019 16h10 - Atualizado em 21/03/2019 14h44

Muito mais que a bebida da moda – conheça todos os benefícios do matcha japonês

Com mais de dois mil anos de existência, o matcha verde japonês se transformou em tendência

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Depois da água, o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo. Sua origem remonta ao ano 250 a.C. na China. Desde então ele passou a ser comercializado e se espalhou por todo o mundo, com alta aceitação e inúmeras variedades.

 

O chá, agora e sempre

Há um mito popular que diz que o imperador Shen-Nung descobriu esta infusão enquanto fervia água à sombra de uma árvore. Como naquele dia soprava uma brisa forte, algumas folhas caíram acidentalmente na panela, e em contato com a água fervente, liberaram um aroma agradável que avivou os sentidos do monarca. Ele teve a coragem de experimentar a bebida e, assim, descobriu que era deliciosa.

 

Independentemente da veracidade desta história, o chá se transformou em uma das bebidas mais importantes da vida cotidiana, e com o passar do tempo, sabores de diversos outros lugares do mundo ganharam popularidade.

 

A Europa entrou em contato com o chá em 1497, quando os portugueses chegaram à Índia, onde seu consumo era muito comum.

 

Segundo dados históricos, o chá chegou pela primeira vez ao Ocidente em 1610 por iniciativa da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Na época, um carregamento de chá havia chegado a Amsterdã, na Holanda.

 

Depois da água, o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo. Foto: Sitthipong Inthason/ Getty Images
 

Por que o matcha não é apenas uma bebida da moda?

Entre as mais de 3 mil variedades de chá que existem hoje, há uma, em particular, que ganhou fama e se transformou em tendência nas redes sociais.

 

O chá verde matcha, originário do Japão, além de ter uma cor muito chamativa, contém diversas propriedades benéficas para a saúde. Atualmente, cada vez mais pessoas o escolhem como um substituto para o café.

 

De onde vem? O que é? 

Segundo o Matchate, site especializado em chá verde, o matcha japonês vem de Okinawa, um dos lugares do mundo onde ele é mais consumido e, ao mesmo tempo, local de uma das populações mais longevas do planeta. Coincidência?

 

Assim como o chá verde, o matcha provém da planta Camellia sinensis. No entanto, é cultivado de uma forma diferente e tem um perfil único de nutrientes.

 

Por meio de um processo especial de cultivo, colheita e secagem, a folha do chá verde é moída até obter um pó muito fino de uma cor verde intensa. Uma xícara de matcha equivale a 10 xícaras de chá verde quanto a antioxidantes e valor nutricional.

 

Plantação de chá em Uji, no Japão. Foto: Yanis Ourabah/ Getty Images
 

Quais são os seus benefícios?

Diferentemente de um chá verde comum, no qual as folhas são fervidas para obter uma fração de sabor, o matcha é processado e consumido inteiro. Esta é a única maneira de aproveitar todo o seu potencial de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos. De acordo com o Healthline, este concentrado de folhas oferece sete benefícios para a saúde:

 

  1. É rico em antioxidantes
  2. Protege o fígado
  3. Melhora a função cerebral
  4. Ajuda a prevenir o câncer
  5. Protege o coração
  6. Colabora na perda de peso
  7. É fácil de preparar

 

O matcha tem efeitos colaterais?

Embora seja considerada uma bebida segura, o matcha pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. Parece inacreditável, mas ele tem um alto teor de cafeína.

 

Ainda que seus níveis não sejam tão elevados quanto os do café, ele não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas, transtornos mentais, distúrbios renais ou úlceras estomacais.

 

Existem dois métodos de preparo: o tradicional e o moderno

De acordo com as orientações do El Club del Té, o estilo tradicional é o mesmo utilizado durante a cerimônia do chá. Deve-se colocar o matcha em um recipiente grande (chawan), acrescentar água quente, e emulsionar com a ajuda de um batedor de bambu (chasen) até que a mistura adquira uma consistência cremosa e se forme uma camada de espuma na superfície.

Cerimônia de chá matcha…

No método moderno basta misturar energicamente o matcha com água até conseguir uma mistura homogênea e espumosa. Ele não serve apenas para fazer uma infusão quente, já que também pode ser usado em doces, batidas, sorvetes e inúmeras receitas saudáveis.

 

Existem outras variedades de chá verde japonês?

Dependendo da maturação da folha no momento da colheita, o chá verde pode ser dividido em três tipos:

 

  1. Gyokuro. É um chá verde de alta qualidade que provém dos primeiros brotos. Como costumam ser os mais delicados, os agricultores cobrem as plantas para protegê-las.
  2. Sencha. Sua qualidade é média-alta, e embora ainda sejam brotos, costumam ser colhidos pouco tempo depois dos utilizados para o gyokuro.
  3. Bancha. Tem uma qualidade média e é feito com folhas grandes e maduras.

 

Depois de conhecer todas estas informações sobre as qualidades e benefícios, você já é praticamente um especialista em matcha. Quer provar?

 

 

Justen Celulares