17/07/2019 08h25

Maneira como pai demonstra afeto pela esposa ensina ao filho sobre como tratar as mulheres

Se o pai trata bem a esposa, são bem maiores as chances de que o filho faça o mesmo

PUBLICIDADE
Portal Sempre Família

Portal Sempre Família

PUBLICIDADE
Delta Ativa

As figuras paternas são geralmente as primeiras relações da criança e o afeto vivenciado nessa fase é o grande responsável pela construção da subjetividade infantil. “Como essa criança irá respeitar o coleguinha se está presente nas brigas dos pais? Como conseguirá expressar os sentimentos se os pais não demonstram o que sentem um pelo outro? ”, pondera a psicóloga Lara Danieli Texeira, ouvida pelo Sempre Família. É por isso que a relação entre esses dois adultos deve ser equilibrada, já que afeta diretamente a personalidade da criança.

 

Lara explica que caso a relação entre os pais seja de agressividade, coerção e falta de diálogo, a criança irá refletir o que sente, de forma inconsciente, nos colegas e familiares. “Nos casos mais comuns, ela começa a ficar medrosa ou muito agressiva. Podem surgir sintomas como fazer xixi na cama, ter dificuldades para realizar tarefas em casa ou na escola, agressão, chamar a atenção além do comum, ter dificuldade de ficar sozinha, diminuir o rendimento escolar, entre outros sintomas”, disse.

 

No caso específico da convivência entre o pai e o filho menino, esses exemplos podem ser ainda mais marcantes. O papel do pai, segundo a Psicologia Analítica, é da norma, da regra, do conceito, da adaptação social. Ele é o responsável pela humanização coletiva. A forma como esse menino se relaciona com o pai e como o vê agindo irá mostrar, também, como ele vai se relacionar com o mundo.

 

Ainda segundo Lara, se um pai trata bem a esposa, demonstra carinho por ela, são bem maiores as chances que o filho faça o mesmo quando se relacionar com uma mulher. O contrário também vale. “A criança guarda no inconsciente as relações mais importantes para ela. De acordo com essas relações é que ela irá projetar no companheiro os aprendizados do seu inconsciente pessoal que obteve durante a vida”, revela.

 

Já um pai que é agressivo com a mãe gera mais agressividade no inconsciente dessa criança. “Ela cresce e possivelmente irá agredir ou deixar ser agredida por outras pessoas, porque no seu inconsciente, isso significa relacionar-se”, conclui a psicóloga.

 

Exemplo de cuidado e respeito

Casado há quase 5 anos, o advogado Elizeu Artigas de Faria Junior tenta, ao máximo, demonstrar doses diárias de afeto pela esposa, Daniela, em frente ao filho do casal, que tem 1 ano e 10 meses. ” Tento mostrar para ele que todas as pessoas precisam ser tratadas com amor e carinho, em especial as que estão próximas da gente”, diz ele. “Faço isso pensando no futuro dele, para que construa relações duradouras e saudáveis”, finalizou.

 

O Sempre Família procura incentivar o diálogo dentro do casamento, com vistas na qualidade de vida do casal e no fortalecimento da família. Nesse pensamento, listamos abaixo algumas recomendações aos maridos sobre como demonstrar às suas esposas carinho, cuidado e respeito, para assim formar meninos conscientes.

 

1. Apoie e incentive seus sonhos, porque quando um homem faz dos projetos de sua mulher sua prioridade também, ele demonstra que ela tem valor. Nas pequenas ou grandes empreitadas da vida o marido deve encorajar e suportar sua parceira para que ela alcance seus objetivos.

 

2. Tenha olhos somente para ela, nunca fazendo com que sua mulher sinta a necessidade de se comparar às modelos que são capa de revista, para que se sinta bem consigo, e a elogie por sua beleza natural.

 

3. Também seja responsável pelas tarefas de casa, afinal de contas, marido, você também mora ali. Ainda que sua mulher tenha um maior senso de organização, isso não impede que as tarefas sejam divididas entre os dois. Antecipe-se na resolução de alguma questão envolvendo a rotina familiar para ajudar e responsabilize-se por alguma tarefa. Atitudes como essa além de demonstrar respeito por ela, ainda são bons exemplos para seus filhos.

 

4. Seja um homem trabalhador, porque isso comunica seu respeito à sua esposa e à sua família. Também faz de você um exemplo para seus filhos e eles terão você como referência para seu futuro.

 

5. Dê atenção a sua esposa quando ela estiver falando, porque comunicar-se é uma necessidade importante para a mulher. Um marido demostra respeito por sua mulher quando desliga o telefone ou a televisão, por exemplo, quando é chamado a conversar sobre um assunto importante para ela. E, ainda, quando presta a atenção em sua fala e é honesto em suas respostas.

 

6. Faça dos momentos com ela sua prioridade, e não apenas a encaixe em sua agenda. Um marido deve colocar a vida familiar sempre em primeiro lugar e se esforçar para dar a atenção necessária à sua esposa, para construir um relacionamento sólido.

 

7. Não deixe que o romance acabe, independentemente do tempo de casados que vocês têm. De nada adianta ser romântico durante o namoro, para que depois do casamento ela não tenha sua atenção e cuidado. O marido mostra seu amor quando continuamente dá a ela seu melhor e a conquista diariamente.

 

8. Nunca desista dela, porque amar significa acreditar em alguém mesmo quando eles lutam para crer em si mesmos. Seja como um trampolim para que sua mulher salte em direção aos seus sonhos, se destaque em sua carreira. Deixe que ela saiba todos os dias que seu amor é incondicional e inabalável, e que em você ela tem um apoio e alguém em quem confiar nos momentos de fraqueza. Orgulhe-se de seus feitos e faça com que ela sinta o mesmo.

PUBLICIDADE