Rui Car
16/10/2019 14h03

Mãe lactante é criticada por parente por tomar café demais

Algum problema em tomar café durante a amamentação?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

No começo deste ano, uma mulher grávida foi aplaudida pela resposta que deu a um estranho após ter sido criticada por pedir um café no Starbucks. Em maio deste ano, outra mulher viralizou ao revelar que havia testemunhado e defendido uma mulher grávida sendo repreendida por uma atendente em uma cafeteria.

 

No entanto, parece que as gestantes não são as únicas com sua ingestão de cafeína monitorada por outros, já que as mães que amamentam também podem ser vítimas dos fiscais da maternidade alheia.

 

É o caso que uma usuária compartilhou recentemente no Reddit . A mulher, que está amamentando seu filho de dois meses, falou sobre sua frustração ao ser criticada por um membro da família após tomar café.

 

“Fui repreendida por uma pessoa da minha família porque estou amamentando meu filho de quase dois meses e tomei uma segunda xícara de café, algo que faço diariamente porque tenho 22 anos e estou sobrecarregada, cansada, e tenho uma pilha de tarefas pendentes para fazer,” escreveu ela.

 

A jovem explicou que a esposa do seu avô a criticou por tomar café para manter níveis de energia mais altos.

 

“Eu não lhe disse ontem que o café em excesso faz mal para o bebê?” disse a mulher à mãe de primeira viagem.

 

Quando a mãe lhe deu uma resposta atravessada, a ‘avó postiça’ “pediu desculpas por ser insistente e disse que iria cuidar da sua própria vida, e eu disse que essa era uma ótima ideia,” continuou ela, no fórum.

 

A publicação recebeu inúmeras mensagens de apoio de outras mães lactantes.

 

“Esses primeiros meses são muito difíceis,” escreveu uma usuária. “Eu não teria sobrevivido sem o meu café. Eu tomava 1 ou 2 xícaras pequenas por dia, com bastante leite e creme de leite. Sem açúcar. Você precisa de coisas boas na vida, mesmo que sejam pequenas, para seguir em frente. Meu bebê ficou ótimo. Todos nós sobrevivemos. Continue assim!”

 

“Parabéns por ter respondido!” outra concordou. “É bom se defender quando você está sendo atacada, e mesmo que as pessoas pensem que estão sendo bem-intencionadas e que a defesa parece uma reação exagerada, ela estabelece um limite e diz a estas pessoas que você está se sentindo machucada pelo seu comportamento, e que se elas não quiserem continuar a incomodá-la, precisam parar”.

 

Algum problema em tomar café durante a amamentação?

Embora o consumo moderado de cafeína seja considerado aceitável durante a gestação, é um pouco mais difícil saber exatamente a quantidade segura para as lactantes tomarem.

 

Ainda que traços de cafeína tenham sido encontrados no leite materno, a quantidade que chega aos bebês costuma ser pequena demais para causar qualquer impacto negativo. É o que afirma Rachel Fitz-Desorgher, autora de ‘Your Baby Skin To Skin’ e especialista em amamentação do The Baby Show.

 

“Os seios funcionam como uma ótima peneira e são muito eficazes em evitar as coisas ruins passarem,” explica Rachel. “Então, o que a mãe come ou bebe não tem um grande impacto no bebê, e as mulheres não devem se sentir reprimidas demais”.

 

Sobre a cafeína, Rachel diz que não há problema algum em consumir uma ou duas xícaras de café por dia, o que corresponde à recomendação da NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) de que mulheres lactantes devem consumir no máximo 200mg de cafeína por dia.

 

“Apesar disso, eu diria que é importante comer e beber de forma saudável quando você tem um bebê, pelo bem da sua própria saúde física e mental. Então, siga as recomendações do NHS, mas não tenha medo de comer e beber o que você quiser durante a amamentação”.

 

Qual é a quantidade segura de café que as mães lactantes podem tomar? [Foto: Getty]
Qual é a quantidade segura de café que as mães lactantes podem tomar? [Foto: Getty]
 

É claro que cada bebê é diferente e alguns podem ser mais sensíveis à cafeína. De acordo com o NHS, esta substância funciona como estimulante e pode tornar os bebês agitados.

 

No entanto, Rachel afirma que as mães não precisam ser tão duras consigo mesmas em relação aos alimentos e bebidas que consomem.

 

“Todos os bebês são inconstantes, e as mães costumam se culpar por beber ou comer algo ‘errado’ quando, na verdade, é muito comum que os bebês sejam inquietos e chorem muito (especialmente à noite) e precisem de muito amor e atenção,” disse ela.

 

“Também é difícil controlar a rotina do bebê, então, independentemente do que a mãe comer ou beber, provavelmente seu filho vai ficar agitado por muitas horas do dia”.

 

Se você ainda está preocupada com o impacto que a cafeína pode ter no seu bebê, a consultora de amamentação Vanessa Christie explica que a cafeína atinge seus níveis mais altos no leite materno cerca de 1-2 horas após o consumo, e que são muito pequenos em comparação com os observados na circulação sanguínea da mãe.

 

“Apesar disso, são necessários cerca de 2 a 3 dias para que a cafeína seja completamente eliminada do sistema de um recém-nascido, comparado com algumas horas no caso de bebês de 6 meses de idade. Então, é possível que alguns bebês sejam sensíveis ao acúmulo de cafeína em seus corpos,” acrescenta ela.

 

“O consenso é de que ingerir cerca de 200mg de cafeína em 24 horas é um limite razoável. Isso representa duas canecas de chá ou café (solúvel ou coado) ou cinco latas de Coca-Cola light por dia (não que eu esteja sugerindo que esta é uma boa ideia!).”

 

De acordo com Christie, os sinais da estimulação relacionada à cafeína em um bebê incluem um maior estado de alerta e inquietação.

 

“Se você acha que isso pode estar acontecendo, vale a pena minimizar ou cortar o consumo de cafeína por alguns dias para ver se isso faz alguma diferença,” acrescenta.

 

A conclusão? Os especialistas concordam que as mães que amamentam não devem se sentir mal por tomar uma segunda xícara de café.

 

“Se você adora tomar café pela manhã e precisa dele para pegar no tranco, não se reprima,” acrescenta Rachel.

 

“Viva o mais normalmente possível, como antes do seu bebê chegar, para se manter saudável e em forma, e seu bebê fará o mesmo”.

 

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares