Rui Car
21/08/2019 13h42

Livro resgata história da língua Hunsrück que é falada pelos descendentes alemães em SC

Dialeto alemão sob risco de extinção no estado

Assistência Familiar Alto Vale
Por: Aldo Grangeiro

Por: Aldo Grangeiro

Delta Ativa

Você sabia que a língua Hunsrück, falada pelos descendentes alemães em diversas regiões de Santa Catarina, corre risco de extinção? Nesta quinta-feira (22), no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, no novo espaço do complexo cultural – a Biblioteca – será lançado o livro “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil” de autoria do jornalista e pesquisador catarinense Ozias Deodato Alves Júnior. 

 

DOIS SÉCULOS

O livro  relata quase dois séculos desse idioma falado em Santa Catarina (sobretudo na Região da Grande Florianópolis), mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Oeste da Argentina e em pequenas comunidades de agricultores de origem sulista que foram para o Mato Grosso e Norte do Brasil na expansão agrícola dos anos 1970.

 

O autor apresenta o dialeto, hoje sob forte risco de extinção, dividindo sua pesquisa em breve histórico da colonização alemã no Sul do Brasil, tópicos de gramática, resgates culturais e depoimentos de “falantes” – hunsrückisch – quase sempre idosos. “Até agora o Hunsrück era uma língua ágrafa, portanto sem literatura, e este é primeiro livro sobre o desprezado idioma catarinense publicado em Santa Catarina”, afirma o autor.

 

Ozias Deodato Alves Júnior tem livros publicados no Brasil e na França, atua como jornalista na cidade de Biguaçu no litoral catarinense. A edição de “Língua HUNSRÜCK“ foi viabilizada por recursos do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina, e seus exemplares serão distribuídos gratuitamente.

 

O diretor artístico do Instituto e responsável pela agenda dos eventos culturais, Edson Machado explica que a recém criada  Biblioteca futuramente será local de consulta, pesquisa e leitura dos livros de arte do acervo e arquivos da instituição, e que até lá vem atendendo uma antiga reivindicação dos escritores e poetas: um local adequado em Joinville para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e encontros literários.

 

O lançamento e sessão de autógrafos de “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil“ é nesta quinta-feira (22) das 17h às 19h com entrada gratuita ao público. A Biblioteca está sediada no Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages, 994 em Joinville. 

Justen Celulares