Rui Car
22/10/2019 08h30

Instagram vai banir filtros que reproduzem plásticas

Filtros do Instagram que alteram as feições se tornaram comuns na ferramenta

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O Instagram revolucionou a forma que nos relacionamos uns com os outros e com o mundo à nossa volta. Porém, nem tudo são pontos positivos. Segundo a revista internacional ‘i-D’, a empresa decidiu banir os filtros de Stories que mudam o rosto dos usuários tal qual as cirurgias plásticas.

 

A Spark AR, empresa de realidade aumentada responsável pela produção dos filtros dentro da plataforma, anunciou planos de tirar do ar e banir completamente todo e qualquer filtro que tenha uma estética de cirurgia plástica (que diminua o nariz ou aumente os lábios, por exemplo) do seu catálogo.

 

“Nós queremos que a Spark AR seja uma experiência positiva e estamos reavaliando as nossas políticas existentes já que se relacionam com o bem-estar”, disse a empresa em um comunicado oficial, explicando ainda que tiraria da rede social todos os filtros desse estilo, atrasaria a aprovação de novos e faria uma busca minuciosa em todos aqueles que violam as suas regras de alguma maneira.

 

Para alguns, a notícia pode parecer como uma repreensão por algo considerado muito divertido, porém, casos de dismorfia corporal desencadeadas por causa desses filtros têm crescido ao longo dos anos. Um transtorno mental, a dismorfia caracteriza uma preocupação extrema com um problema ou imperfeição imaginária – e que pode ser gerada pelo uso contínuo de filtros que alterem em algum nível a aparência de alguém.

Justen Celulares