Rui Car
22/02/2018 13h52

Fotógrafa captura a reação de estranhos diante de pessoas obesas

A série gerou muitas controvérsias online

Assistência Familiar Alto Vale
Awebic

Awebic

Delta Ativa

Pessoas que lidam com a obesidade muitas vezes precisam passar por uma série de tratamentos, e ainda assim encaram outro desafio: lidar com o julgamento dos outros.

 

obesos

 

É muito confortável para quem não sofre desse mal lançar um olhar de desdém ou, em alguns casos, zombar da condição de uma pessoa portadora de uma das condições mais preocupantes no que diz respeito à saúde.

 

obesos

 

A fotógrafa Haley Morris-Cafiero decidiu tirar fotos dela mesmo em ambientes que a faziam se sentir oprimida. O trabalho dela foi tão impactante, que ela criou um projeto que lhe garantiu fama mundial.

 

O projeto, batizado de “Wait Watchers”, é uma experiência social em forma de fotos compiladas em um livro que registra a reação de pessoas aleatórias quando encontram com um obeso na rua.

 

obesos

 

Em 2010, após fazer um autoretrato na Times Square, em Nova York, a fotógrafa percebeu que um homem atrás dela a observava em vez de posar para sua própria foto. O pior: ele ficou observando-a por um longo tempo e, era óbvio pela sua expressão, que ele a estava julgando.

 

“Eu já ouvi pessoas comentando sobre meu peso, mas nunca pensei que capturaria isso em uma foto”, afirmou Haley.

 

obesos

 

A partir desse momento nasceu a ideia para o seu projeto. A fotógrafa começou a montar sua câmera e tripé em público, e passou a registrar coisas comum, como ela falando ao celular ou tomando um sorvete.

 

Ela não usou nenhum tipo especial de roupa e tampouco fez algo que provocasse o olhar de reprovação das pessoas, o que foi tudo capturado nas fotos.

 

obesos

 

Depois de publicar o trabalho, Haley recebeu diversos comentários encorajando-a a começar alguma atividade física, a se vestir melhor e até a usar maquiagem a fim de evitar os olhares das pessoas.

 

obesos

 

Os comentários a inspiraram a continuar com as fotos e as pessoas na rua continuavam a olhá-la da mesma forma.

 

obesos

 

Haley, que passou a vida toda lutando contra disfunções alimentares e sofre de hipotireoidismo, afirma que não se importa com o que as pessoas pensam dela e esse projeto não tem o objetivo de fazer com que se sintam culpadas.

 

 

obesos

 

“Não faço por raiva. Considero o projeto uma experiência social. Não é um “te peguei!” ou algo sensacionalista. É pegar a câmera e virar o olhar do estranho sobre ele mesmo. Vejo como um termômetro da sociedade.”

 

obesos

 

A série gerou muitas controvérsias online, uma vez que nem todos apoiam os motivos da fotógrafa. Enquanto as fotos continuam a capturar os olhares sobre Haley, ninguém poderá afirmar com certeza se são olhares de zombaria ou julgamento.

 

Alguns dos comentários online afirmam que os estranhos não estão necessariamente olhando negativamente para alguém, eles só estão curiosos por causa da câmera ou algo fora da foto. Role a página para ver as fotos e deixe sua opinião sobre o assunto. Nós queremos te ouvir.

 

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

obesos

Gostou?

Justen Celulares