Rui Car
20/04/2017 07h11

Facebook quer que você digite seus pensamentos sem usar um teclado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Executivos do Facebook apresentaram esta quarta-feira um projeto cujo proposta é decodificar pensamentos diretamento do cérebro e transformá-los em mensagens de texto sem a necessidade de usar um teclado.

 

— E se pudéssemos digitar diretamente do cérebro para um computador? — questionou a diretora do Facebook Regina Duran, em uma conferência anual de desenvolvedores de aplicativos em San José, na Califórnia.

 

Segundo Duran, o Facebook criou uma equipe de mais de 60 cientistas e engenheiros especializados em tecnologias de inteligência artificial para compreender a linguagem, os sistemas de imagens cerebrais e as próteses neurológicas.

 

O objetivo é desenvolver nos próximos dois anos um sistema capaz de decodificar as palavras na parte do cérebro que abriga o centro de linguagem e transcrever diretamente em um computador a uma taxa de cem palavras por minuto, cinco vezes mais rápido do que o tempo exigido hoje para escrever na tela sensível ao toque de um smartphone.

 

O sistema não exige a implantação cirúrgica de eletrodos. Serão adotados “sensores não intrusivos” que ainda não existem.

 

“Queremos transformá-los em uma tecnologia portátil que poderá ser produzida em larga escala”, anunciou o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em uma mensagem na rede social.

 

Duran afirma que a invenção “poderia ser usada como uma prótese de linguagem para pessoas com transtornos de comunicação, ou uma nova forma de dar instruções em uma realidade aumentada”.

 

Outro projeto futurista descrito por Dugan permitirá “ouvir com a pele” — assim como o ouvido humano converte as palavras e sons em frequências que são transmitidas para o cérebro, a idéia seria repassar estas frequências para que o usuário as sentisse em sua pele.

 

Dugan reconheceu que o desenvolvimento desta tecnologia levará anos. No entanto, “em não muito tempo, seria possível para mim pensar em mandarim e você ouvir imediatamente em espanhol”, disse.

 

 

O Globo

Justen Celulares