06/12/2017 09h55 - Atualizado em 06/12/2017 08h25

Ex-engenheiro da NASA deixa todo mundo perplexo ao criar uma “banheira de areia líquida”

Ele encheu uma banheira de hidromassagem com o material

PUBLICIDADE
HypeScience

HypeScience

PUBLICIDADE
Delta Ativa

O engenheiro Mark Rober, que costumava trabalhar para a NASA, encontrou uma maneira de fazer a areia se comportar como água.

 

Para nossa sorte, não só ele documentou todo o processo, como até encheu uma banheira de hidromassagem com o material para se divertir dentro dela.

 

 

Em um vídeo carismático, Mark ensina o conceito por trás dessa divertida empreitada, conhecido como “leito fluidizado” – um fenômeno físico que ocorre quando uma certa quantidade de uma substância sólida, em condições apropriadas, se comporta como um fluido.

 

 

Para fazer a ondulação e as bolhas na areia, Mark usou o ar. Basicamente, ao soprar ar em vários buracos no fundo de um recipiente cheio areia, ele aumentou o espaço entre as partículas individuais, reduzindo a fricção interna e permitindo que elas se movessem mais livremente, da maneira que fariam em um líquido.

 

Persistência

Na filmagem, Mark explica que estava tentando produzir essa areia líquida há um tempo, mas não encontrava nenhuma informação online sobre como fazer isso.

 

Como estamos falando de um inteligente e curioso ex-funcionário da agência espacial norte-americana, o cientista decidiu fazer o trabalho sujo sozinho.

 

 

Ele pesquisou diversas patentes industriais de leitos fluidizados (seus usos mais comuns são para pintura eletrostática a pó e em silos de grãos para ajudá-los a fluir até a saída), e percebeu que, em vez de uma grande entrada de ar, todos os leitos tinham um monte de pequenos buracos.

 

Com isso em mente, Mark ainda precisou fazer 25 versões falhas até chegar ao seu primeiro design funcional.

 

 

Passo a passo

O vídeo contém um passo a passo para construir sua própria sopa líquida de areia – uma versão menor que a da banheira de hidromassagem, claro – em inglês.

 

Você pode ativar a legenda, se quiser. Em resumo, tudo o que você precisará é de areia, alguns canos de PVC, cola e uma furadeira – o segredo está na disposição desses canos e dos furos que você precisará fazer neles.

 

 

A chave é fazer dois furos de um milímetro a 90 graus um do outro, e em seguida fazer vários desses a 25 milímetros de distância uns dos outros. Por fim, também será necessário um compressor de ar ou um cilindro de nitrogênio para ativar o leito fluidizado. [BoredPanda]

PUBLICIDADE