19/05/2017 09h55 - Atualizado em 19/05/2017 08h09

Estudo indica que dormir bem nos torna mais bonitos

Algumas horas extras de sono podem fazer uma grande diferença

PUBLICIDADE
Yahoo

Yahoo

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Você já teve que enfrentar um dia difícil depois de ter dormido apenas algumas horas de sono e passou todo o tempo rezando para que ninguém notasse as bolsas sob os seus olhos?

 

Infelizmente as pessoas realmente notam –  e ainda pior – sim, isso faz você parecer menos atraente. Puxa vida!

 

De acordo com o estudo publicado na revista científica Royal Society Open Science, duas noites mal dormidas são suficientes para torná-lo “significativamente” mais feio. Além disso, a pesquisa também concluiu que as pessoas classificam os outros como menos acessíveis e saudáveis quando veem rostos cansados.

 

Portanto, o medo de que as olheiras e pálpebras inchadas prejudicassem a sua aparência não era tão infundado assim.

 

Dormir bem previne as olheiras e os olhos inchados [Foto: Pexels]
 

Os cientistas pediram que 25 estudantes universitários levassem para suas casas um kit para medir seus movimentos durante a noite (e comprovar que estavam realmente dormindo), e solicitaram que todos dormissem bem por duas noites consecutivas.

 

Uma semana depois, eles tiveram que dormir apenas quatro horas por noite, também por duas noites seguidas.

 

Os pesquisadores tiraram foto dos voluntários (sem maquiagem) após as noites de sono, e pediram que o público, em Estocolmo, Suécia, classificasse as imagens em relação à saúde, sonolência, atratividade e confiança.

 

Eles também perguntaram: “O quanto você gostaria de socializar com a pessoa da imagem?”

 

As pessoas identificavam facilmente quando alguém estava cansado – e tendiam a classificar os que haviam dormido pouco como menos atraentes.

 

Esperamos que os vizinhos barulhentos não atrapalhem o seu sono [Foto: Pexels]
 

Elas também disseram ter menos interesse em socializar com os alunos cansados, que, além disso, foram considerados menos saudáveis.

 

“Um rosto com uma aparência pouco saudável, seja devido à falta de sono ou qualquer outro motivo, pode ativar, nos outros, mecanismos com o objetivo de evitar doenças,” disseram os pesquisadores do Instituto Karolinska, à BBC.

 

Em outras palavras, isso faz sentido quando levamos em conta a evolução e o fato de que costumamos evitar pessoas que não sejam saudáveis.

 

A pesquisadora líder do estudo, Dra. Tina Sundelin, ressaltou que não quer que as pessoas fiquem excessivamente preocupadas com a falta de sono por causa dos resultados da pesquisa.

 

“A maioria das pessoas consegue lidar bem com o fato de dormir pouco uma vez ou outra,” disse ela.

 

 

Alice Sholl

Yahoo Style UK

PUBLICIDADE