Rui Car
25/12/2019 09h56 - Atualizado em 25/12/2019 08h24

Estudantes na Alemanha puderam optar por começar a aula uma hora mais tarde

As consequências disto foram ótimas

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HypeScience

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Segundo um novo estudo da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (Alemanha), os alunos de uma escola alemã que puderam optar por começar a aula uma hora mais tarde tiveram excelentes benefícios para o sono, o que pode levar a uma melhor saúde.

 

Programação flexível

Uma escola na Alemanha fez uma mudança excepcional no seu horário: deixou alunos do ensino médio decidirem se queriam ou não participar da primeira aula do dia. Caso não quisessem, podiam chegar uma hora mais tarde.

 

A programação flexível é possível porque a escola adotou o que é chamado de “Plano Dalton” – inclusive, ganhou o Prêmio de Escola Alemã em 2013 por isso.

 

Um componente importante desse plano, originalmente americano, é que os alunos devem cumprir partes do currículo escolar de forma independente, na forma de projetos.

 

A escola destina 10 horas por semana para essas atividades, metade das quais na primeira aula da manhã. Os alunos que pularem esta aula devem trabalhar no projeto nos seus períodos livres.

 

Metodologia

Os pesquisadores alemães estudaram alunos das três séries do ensino médio (15 a 19 anos de idade) três semanas antes e seis semanas depois da introdução de tal sistema flexível. Os participantes precisavam anotar seus padrões de sono diariamente, e metade deles foi equipada com monitores de sono. No final do estudo, os participantes falaram sobre a qualidade de seu sono, seu nível geral de satisfação e capacidade de concentração nas aulas.

 

Resultados

Os cientistas ficaram inicialmente surpresos com o fato de os alunos usarem pouco a opção de começar as aulas mais tarde – em média, optaram por perder a primeira aula duas vezes por semana.

 

Nestes dias, os alunos dormiam mais de uma hora a mais do que o normal, independentemente do sexo, série, cronotipo ou frequência de início das aulas.

 

De acordo com os pesquisadores, quase todos os alunos envolvidos no projeto se beneficiaram de começar as aulas mais tarde. Enquanto a mudança não levou a um aumento significativo na duração do sono dos alunos, eles ficaram mais satisfeitos. A maioria relatou que dormia melhor e era mais capaz de se concentrar no conteúdo escolar.

 

“Talvez o fato de que alguém possa decidir por si mesmo quando acordar de manhã seja suficiente para interromper o ciclo e reduzir a pressão”, disse uma das autoras do novo estudo, Eva Winnebeck.

 

Importância do sono

As consequências da deficiência de sono em alunos são bem conhecidas pela ciência, incluindo uma redução na habilidade de concentração e um risco maior de acidentes.

 

As escolas também têm reportado maiores riscos de depressão, obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas crônicas.

De acordo com a equipe alemã, os sistemas de horário escolar flexíveis são uma alternativa viável para melhorar o sono dos adolescentes.

 

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Sleep. [LMU]

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