13/03/2018 16h10 - Atualizado em 13/03/2018 15h19

Doar tudo o que recebe: essa é a missão da cafeteria criada por Hugh Jackman

Ator conheceu a realidade dos trabalhadores em 2009

PUBLICIDADE
Portal Sempre Família

Portal Sempre Família

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Hugh Jackman tem mudado a vida de muitas pessoas na Etiópia por meio de uma bebida conhecida e apreciada mundialmente: o café. Dentre todos os papeis já interpretados por ele no cinema e teatro, talvez esse seja o que mais lhe traga satisfação. Mas a relação de Jackman com o café não está ligada somente à bebida, mas sim ao seu plantio e produção. E foi todo esse processo que mudou a maneira com que o ator vê o mundo e o inspirou a criar a Laughing Man Foundation (algo como Fundação do Homem Sorridente).

 

Em 2009, Jackman participou de um documentário chamado “Sonho de Dukale”, do grupo humanitário World Vision e que foi gravado na Etiópia, onde dizem ser o berço do café. Foi lá que ele conheceu o tal homem que o fez sorrir: era um jovem produtor de café, que trabalhava com uma cooperativa em sua aldeia. A cooperativa garantia que sua fazenda seria economicamente e ambientalmente sustentável e lhe oportunizava a venda de café a preço justo.

 

O jovem Dukale trabalhava arduamente para transformar a sua vida, a de sua família e também de toda a sua comunidade. “Conheci um homem que mudou a maneira como eu olhava o mundo, o nome dele é Dukale. Nós plantamos árvores de café juntos e comecei a ver o trabalho duro de um homem que queria transformar toda uma comunidade. Fiz uma promessa a ele de fazer a minha parte para ajudar. E o Laughing Man é o cumprimento dessa promessa”, disse o ator ao site Hypeness.

 

Diante disso, Jackman criou a Laughing Man Foundation em parceria com David Steingard, que deixou seu trabalho como promotor no Brooklyn para unir-se ao ator e compartilhar uma visão de que as empresas podem ser instrumentos para mudanças sociais positivas. Algum tempo depois nasceu também a cafeteria que junto à fundação, apoia projetos educacionais e de saúde, e incentiva os produtores de café, como Dukale, a crescerem como empresas. A ideia não é se ater ao grão em si, mas ao desenvolvimento das famílias e pessoas, que por consequência transformam aquela localidade.

 

O Laughing Man Coffee original funciona desde 2011 em Tribeca, um bairro de Nova York. O local vende produtos diversos, além de cafés para serem consumidos ou serem levados para casa. Um dos sabores, inclusive, leva o nome de Dukale’s Dream, ou O sonho de Dukale.

 

Veja no vídeo abaixo um pouco dessa história:

PUBLICIDADE