Rui Car
15/03/2018 17h00 - Atualizado em 15/03/2018 14h18

Como o corpo se recupera quando você para de fumar socialmente?

“Um único cigarro não vai fazer mal”

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Você provavelmente está muito acostumado a ouvir recomendações constantes para que os fumantes parem de fumar definitivamente. No entanto, você não se sente afetado por este tipo de conselho, já que você não é fumante.

 

Um cigarro ou outro acompanhando um martíni na noite de sexta-feira não o coloca na categoria de “fumantes”, não é? Será?

 

Embora você não possa ser colocado no mesmo patamar que os indivíduos que fumam 20 cigarros por dia, a verdade é que fumar socialmente pode ter consequências muito sérias para a sua saúde.

 

“Um único cigarro não vai fazer mal”

De acordo com estatísticas recentes do site Vapour.com, 15,5% da população do Reino Unido fuma, mas 24% fumam socialmente, quase um quarto do total de habitantes.

 

Embora a maioria dos fumantes sociais mantenha o hábito por “gostar dos efeitos da nicotina”, quase um terço (29%) o faz pela pressão dos amigos e colegas. Enquanto a maior parte dos fumantes sociais fuma apenas 1-2 vezes por mês, mais de um quarto (26%) acendem um cigarro mais de uma vez por semana.

 

Chegou a hora de parar de fumar socialmente? [Foto: Getty]
 

Uma destas fumantes sociais é Rebecca, de 27 anos: “Eu fumo um cigarro na maioria das vezes em que saio, especialmente se estou com meus amigos fumantes e acabamos indo para a o fumódromo”.

 

“O clima é sempre amigável e é uma área onde você consegue ouvir as pessoas e ter uma conversa normal. Alguém sempre oferece um cigarro, e neste tipo de ambiente é difícil recusar. Você não quer ser a única pessoa que não está fumando, e como você já bebeu, não pensa nos riscos e acredita que um único cigarro não vai fazer mal”.

 

Qual é o estrago que o hábito de fumar somente nos finais de semana pode causar em seu corpo? O organismo consegue se recuperar se você decidir parar de vez?

 

“Todos nós sabemos que fumar faz mal, mas cada cigarro, independentemente da frequência com a qual você fuma, é perigoso e está prejudicando o seu corpo e impactando seus pulmões, seu coração, vasos sanguíneos, cérebro, e até a sua pele,” diz o Dr. Andrew Thornber, médico do Now Patient.

 

“A nicotina é viciante, então lembre-se de que um cigarro ocasional pode se tornar mais frequente, e é aí que os verdadeiros problemas de saúde podem começar”.

 

De acordo com o Dr. Thornber, um cigarro contém mais de 7 mil substâncias químicas, muitas das quais são tóxicas e podem causar vários tipos de câncer.

 

Estatísticas recentes revelam que cerca de 100 mil pessoas morrem por ano devido a doenças relacionadas ao cigarro.

 

“Há cerca de 50 sérios riscos para a saúde associados ao cigarro, mas o câncer, e principalmente o câncer no pulmão (o hábito de fumar causa cerca de 90% dos casos) são os maiores riscos,” o Dr. Thornber continua.

 

Além disso, fumar costuma reduzir a expectativa de vida em cerca de 10 anos.

 

Apesar de tudo isso, há uma luz no fim do túnel se você decidir parar, pois alguns dos estragos causados pelo hábito de fumar socialmente podem ser revertidos.

 

“Se você fuma socialmente há algum tempo, parte do dano causado é permanente,” alerta o Dr. Thornber.

 

“Mas você pode reverter alguns dos efeitos quando parar definitivamente, e seu bem-estar geral deve melhorar rapidamente”.

 

“Isso costuma depender da pessoa e de outros fatores relacionados à saúde, como a alimentação, o peso e o nível de estresse, mas geralmente quanto mais saudáveis forem seu corpo e mente, mais rápido você conseguirá combater alguns dos efeitos causados pelo cigarro,” o Dr. Thornber explica.

 

O organismo consegue se recuperar se você abandonar o hábito de fumar socialmente? [Foto: Getty]
 
 

Alguns destes efeitos podem ser notados quase instantaneamente.

 

“Após cerca de 20 minutos, pesquisas mostram que seu corpo já começa a entrar em um modo de recuperação,” explica Sacha Harding, personal trainer no Nuyoo. “A nicotina, substância química viciante presente nos cigarros, se transforma em um estimulante, dizendo ao seu corpo que é preciso lugar contra o impacto negativo e prejudicial que os cigarros provocam no organismo”.

 

“Como regra geral, depois de fumar um cigarro, são necessários cerca de 20 minutos para que o ritmo cardíaco volte ao normal, e duas horas para que a pressão arterial se normalize,” acrescenta Angela Chalmers, farmacêutica da Boots UK.

 

“Após 48 horas, o monóxido de carbono é eliminado do corpo. Depois de alguns dias a sua habilidade de sentir aromas e sabores melhora, e depois de 72 horas fica mais fácil respirar”.

 

O que acontece com o seu corpo quando você para de fumar socialmente

Sabores e aromas

A capacidade de sentir sabores e aromas diminui quando você fuma, porque respirar a fumaça quente do cigarro é tóxico para os sentidos. No entanto, de acordo com o Dr. Thornber, 48 horas depois de parar de fumar seus sentidos começarão a voltar ao normal e você poderá apreciar o sabor da comida.

 

Pulmões

Fumar tem um impacto enorme nos pulmões, causando tosse, resfriado, falta de ar e dano pulmonar, mas depois de 72 horas sua capacidade pulmonar começa a melhorar e o muco começa a diminuir.

 

Pele

Até os cigarros ocasionais podem ter um impacto na sua aparência. “Fumar reduz a quantidade de oxigênio que chega à pele, fazendo com que ela fique com uma tonalidade opaca e acinzentada, e com que envelheça mais rápido do que a pele de um não fumante,” explica o Dr. Thornber. De acordo com uma pesquisa recente, fumar faz com que a pele sofra um envelhecimento precoce correspondente a 10 ou 20 anos, e triplica a possibilidade de ter rugas faciais, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Parar de fumar pode melhorar a aparência da pele e dos dentes. “Quando você para, a circulação aumenta e, gradualmente, o tom de pele volta a ficar iluminado,” o Dr. Thornber acrescenta.

 

Fertilidade

De acordo com diversos estudos, mulheres que fumam ou estão expostas à fumaça do cigarro de outras pessoas têm um risco maior de infertilidade e uma probabilidade maior de demorar para conseguir engravidar. Da mesma forma, homens que fumam costumam ter uma contagem de espermatozoides menor, e um risco maior de problemas na motilidade dos mesmos. “Se você largar o cigarro, seus níveis de fertilidade vão melhorar, juntamente com suas chances de ter uma gravidez e um bebê saudáveis, já que fumar tem um efeito enorme na capacidade de reprodução,” explica o Dr. Thornber.

 

Seu corpo pode se recuperar de parte dos danos causados pelo hábito de fumar socialmente [Foto: Getty]
 

Coração

De acordo com a Fundação Britânica do Coração, fumar, mesmo socialmente, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, que incluem doença arterial coronariana e derrame cerebral. Fumar danifica o revestimento das artérias, levando a um acúmulo de materiais lipídicos (ateroma), o que faz com que elas fiquem mais estreitas. Isso pode causar angina, ataque cardíaco e derrames. Segundo o Dr. Thornber, alguns destes riscos podem ser reduzidos quase imediatamente após parar de fumar. “Depois de 24 horas o risco de ataque cardíaco já começa a diminuir, e depois de um ano o risco de doenças cardiovasculares cai pela metade,” ele explica.

 

Cérebro

A chance de ter um derrame cerebral também diminui em 50% dois anos depois de parar de fumar.

 

Expectativa de vida

Estudos mostram que parar de fumar, independentemente da idade, aumenta a expectativa de vida. “Se você parar de fumar aos 30 anos, as pesquisas mostram que a sua expectativa de vida será idêntica à de pessoas que nunca fumaram,” explica o Dr. Thornber. “Parar aos 40 anos reduz o risco de morte relacionada ao cigarro em 90%. Pessoas que abandonaram este hábito quando tinham entre 45 e 54 anos ganharam cerca de seis anos de vida em comparação com aqueles que continuaram fumando, enquanto aqueles que param entre os 55 e 64 podem esperar ganhar cerca de quatro anos de vida”.

Justen Celulares