Rui Car
12/12/2017 15h13

Chefs apontam os piores erros ao comer comida japonesa

Colocar gengibre em cima do sushi?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

A culinária japonesa é uma paixão mundial e possui diversos adeptos que nem sempre respeitam os códigos originais na hora de consumi-la. Especialmente no Brasil, o sushi ganhou diversas novas versões – algumas bem originais – e muitas pessoas gostam de criar suas próprias regras ao comer.

 

Mas não é só em terras brasileiras que isso acontece e pensando nisso, o Independent consultou diversos chefs renomados sobre os piores erros cometidos quando se trata da comida japonesa. Confira:

 

Mergulhar o arroz no molho de soja

“As pessoas costumam intensificar o sabor delicado e fresco do peixe mergulhando o sushi no molho de soja ao invés de usá-lo com moderação. Evite que o arroz absorva o molho e deixe que apenas o peixe entre em contato com ele”, explica o chef Mark Edwards.

 

Colocar gengibre em cima do sushi

“O gengibre é tradicionalmente destinado a limpar o paladar e é consumido entre os diferentes cortes de peixe. Depois de comer um sushi com atum, por exemplo, e comer um de salmão, você come o gengibre para limpar a boca. Ele não deve ser colocado como decoração em cima do sushi, como é comum de se ver”, completa.

 

Cortar o lámen

É preciso ter duas coisas em mente quando for tomar o clássico prato. Uma delas é que não precisa se intimidar em sugar o macarrão e a segunda, é não cortá-lo, pois isso pode insultar o chef. “É educado chupar o macarrão, isso demonstra respeito ao chef e também ajuda a esfriá-lo para que não queime a boca”, diz Shane Zhao, chefe da cozinha do Issho.

 

Matcha com água fervente

“Nunca despeje água fervente no chá verde matcha, isso queima as folhas e gera um sabor amargo”, diz James Shillcock, fundador do Vivid Matcha Green Tea.

 

Tomar saquê com pratos que levam arroz

“Tradicionalistas acreditam que não se deve servir saquê com arroz, já que a bebida é feita de arroz e pode gerar um conflito de sabores”, afirma Shane.

 

Usar muito molho de soja

“O molho deve ser tratado com respeito e você só deve colocar uma pequena quantidade”, completa. E nunca mergulhe a comida no molho na frente de um japonês, isso é considerado grosseiro.

 

Misturar wasabi e molho de soja

“Molho de soja contém muito sódio e o wasabi é apimentado, isso bloqueia muitos sabores da comida, porque o sushi é muito delicado”, aponta Nobu Shoreditch.

 

Não saber o que é sushi

“Sushi significa arroz com vinagre, mas as pessoas geralmente pensam que é o rolo”, comenta Kaori Simpson do Harajuku Kitchen.

 

Comer sushi frio

“O arroz do sushi deve ser quente e macio, não frio e duro. É o calor que acentua o sabor do peixe (que deve ficar na geladeira)”, explica Andrew Kojima, finalista de uma das edições do Masterchef.

Justen Celulares