Rui Car
27/12/2019 16h01 - Atualizado em 27/12/2019 16h02

Caminhoneiro é condenado a mais de 2 anos de cadeia por ultrapassagem perigosa na Alemanha

A sentença diz que só não houve um acidente grave devido às manobras imediatas dos outros dois motoristas

Assistência Familiar Alto Vale
Blog do Caminhoneiro

Blog do Caminhoneiro

Delta Ativa

Um caminhoneiro da República Tcheca foi condenado, na semana passada, pelo Tribunal Distrital de Passau, na Alemanha, a cumprir uma pena de 2 anos e 3 meses de cadeia por ter realizado uma manobra considerada extremamente perigosa.

 

No início de 2019, o motorista tcheco realizou uma ultrapassagem forçada sobre outro caminhão, e acabou encontrando um ônibus que vinha no sentido contrário, na rodovia federal B12 da Alemanha. Não houve acidente.

 

Um caminhão que seguia atrás estava equipado com uma câmera de segurança no para-brisa, e o vídeo foi publicado no Facebook. Poucos dias após o ocorrido, a polícia da Alemanha conseguiu identificar o motorista e localizar seu paradeiro.

 
Após a publicação do vídeo, ele também foi demitido da empresa em que trabalhava. No mês de fevereiro, foi emitido um mandado de prisão contra ele. Ele foi preso na República Tcheca, e a promotoria fez a acusação de tentativa de assassinato.
 

O Tribunal Distrital de Passau não aceitou essa acusação, mas pediu uma pena de três anos pelo risco causado à segurança da rodovia. Com a defesa do motorista, a condenação ficou em 2 anos e 3 meses de cadeia, em regime fechado, sem direito à fiança ou condicional. Ele também ficará sem direito à carteira de motorista por 4 anos.

 

De acordo com especialistas em segurança viária, é possível determinar que o ônibus e a carreta se cruzaram com uma distância inferior a 40 cm durante a manobra de ultrapassagem.

 

A sentença diz que só não houve um acidente grave devido às manobras imediatas dos outros dois motoristas. Além disso, o juiz afirmou que um motorista sóbrio e cuidadoso não realiza esse tipo de manobra tão arriscada.

 

 
 
Justen Celulares