12/08/2017 11h25 - Atualizado em 12/08/2017 11h20

Café em jejum faz mal ao organismo. Esta informação é um mito ou verdade?

Portanto, este componente não é um vilão

PUBLICIDADE
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Acordar e tomar café é um hábito super comum adorado por milhares de pessoas. É revigorante uma xícara de café para acordar e começar melhor o dia. Mas, o que você não sabe, é que beber esta maravilha, sem ter consumido algo, ou seja, com o estômago vazio, é uma péssima ideia que pode acarretar alguns malefícios.

 

Confira a seguir, porque não devemos tomar café antes de ingerir algum alimento:

 

Ansiedade: ingerir café com o estômago vazio, diminui a capacidade do cérebro em processar a serotonina (o hormônio que transmite a calma). Então, devido a esta incapacidade, o cérebro não processa o hormônio da forma correta e  desencadeia a ansiedade e depressão.

 

Acidez no estômago: o estômago possui ácido clorídrico que auxilia o corpo a digerir os alimentos de forma eficiente. Se ingerir, com o estômago vazio, uma xícara de produto, o problema e agrava, pois será depositado em seu organismo ainda mais ácido. Ressaltamos que o excesso de ácido estomacal pode danificar o  estômago e trato digestivo, provocando síndrome do intestino irritável,  azia e úlceras.

 

Desidratação: tomar com o estômago vazio pode causar desidratação. É importante lembrar que para cada xícara que você toma, deve-se beber  dois copos de água, pois isso, diminui os riscos de desidratação.

 


Café – o vício de muita gente

 

Perda de apetite: beber café com o estômago vazio pela manhã espanta o apetite. É por isso que beber este produto é uma das razões da eficácia no processo da na perda de peso.

 

Segundo alguns estudos, o correto é tomar um café da manhã saudável entre 10 horas e meio-dia, livre de qualquer problema estomacal ou emocional. Café é bom, transmite a sensação de prazer ao cérebro e é saboroso. Não é a toa que existem pessoas que viciam nesta substância.

 

Olhando pelo lado positivo, tomar café todos os dias protege o organismo de desenvolver a forma mais comum de câncer de fígado. Portanto, este componente não é um vilão. Basta ser consumido com os cuidados citados.

PUBLICIDADE