Rui Car
17/01/2018 16h10 - Atualizado em 17/01/2018 14h03

Britânicos estão substituindo a geleia pela pasta de amendoim no café da manhã

O que está por trás do novo amor dos britânicos pela queridinha dos Estados Unidos?

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De acordo com novos dados de supermercados britânicos, coletados pelo Kantar Worldpanel, a tradicional geleia está sendo substituída na mesa do café da manhã por uma rival em crescimento, a pasta de amendoim.

 

As vendas desta manteiga cremosa aumentaram 20% no ano passado no Reino Unido, e devem atingir a marca de 100 milhões de libras esterlinas em 2018.

 

O que está por trás do novo amor dos britânicos pela queridinha dos Estados Unidos?

 

O serviço de saúde pública da Inglaterra introduziu um plano de redução do consumo de açúcar, e as geleias estão sendo alvo, devido ao seu alto teor desta substância. O objetivo principal da iniciativa é reduzir a quantidade de açúcar na dieta das crianças em 20% nos próximos dois anos.

 

A geleia contém aproximadamente 10 gramas de açúcar em cada colher de sopa, e as vendas caíram 2,9% no ano passado.

 

Peanut butter
A geleia está sendo substituída pela pasta de amendoim como consequência de seu alto teor de açúcar [Foto: Getty]
 

Esta mudança ajudou a pasta de amendoim a fazer sucesso nas prateleiras dos supermercados, já que novos dados indicam um aumento de 17% nas vendas (chegando a um total de 94 milhões de libras esterlinas em 2017).

 

Por outro lado, a marmelada também sofreu uma mudança de identidade, e suas vendas aumentaram 2,9% e atingiram 54,4 milhões de libras no ano passado graças ao filme ‘As Aventuras de Paddington 2’.

 

Marcas que estão se beneficiando desta mudança de comportamento dos britânicos incluem Whole Earth, Meridian e Manilife.

 

O sucesso surpreendente da pasta de amendoim é parcialmente decorrente do crescimento de marcas que incluem menos açúcar e mais ingredientes orgânicos em seus produtos.

 

 

Danielle Fowler

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